O fim-de-semana aproxima-se e, com ele, regressam as várias competições de futebol que cativam multidões por essa Europa fora. Contudo, e antes de qualquer pontapé de saída, façamos um ponto de situação ao que aconteceu nesta última jornada de meio de semana (terça, quarta e quinta-feira), nos principais países europeus.
Competições de futebol em Portugal
Por terras lusas, a Segunda Liga foi a única competição activa durante a semana. Dos onze jogos realizados (o Farense – Santa Clara foi adiado), os maiores destaques vão para o desperdício de pontos das equipas B dos “três grandes” (o FC Porto B perdeu por 1-0 em casa com o Desportivo das Aves; o Benfica B foi derrotado no seu próprio estádio pelo Penafiel por 2-0; e o Sporting B não foi além de um decepcionante 1-1 frente ao Leixões, em Lisboa) e para o empate a duas bolas do Moreirense no terreno do Oliveirense que, no entanto, permite aos homens de Moreira de Cónegos manter a liderança do campeonato. Outros resultados: Chaves 1-1 SC Braga B; Atlético 1-0 Portimonense; Beira-Mar 3-0 Trofense; U. Madeira 0-1 Tondela; Ac. Viseu 1-0 Sp. Covilhã; Feirense 2-0 Marítimo B.
Competições de futebol em Espanha
No nosso país vizinho, disputou-se a primeira mão dos quartos-de-final da Taça do Rei. O Real Madrid foi a Barcelona enfrentar o Espanhol, saindo de lá com uma preciosa vitória por 1-0, através do golo solitário de Karim Benzema. Cristiano Ronaldo (bastante desinspirado) e Pepe foram titulares pelos merengues, com Pizzi também a jogar de início pela sua equipa (falhou um golo, que teria sido crucial, a poucos metros da baliza). Por sua vez, a equipa de Messi, Neymar, Iniesta e companhia conseguiu o resultado mais confortável da jornada semanal, ao alcançar um triunfo por 4-1 no terreno do Levante. Os protagonistas da noite foram Tello (3 golos) e Messi (3 assistências), que completaram uma soberba reviravolta no marcador já depois de Juanfran ter marcado na própria baliza. Nabil El Zhar foi o autor do tento inaugural da partida.
Finalmente, nos outros jogos, o Atlético de Madrid venceu, no Vicente Calderón, o Athletic Bilbao pela margem mínima, com um golo de Diego Godín; por seu turno, a Real Sociedad derrotou o Racing Santander por 3-1, com golos de Mikel González (2) e Carlos Vela. O golo dos visitantes foi apontado por Koné.
Competições de futebol em França
Continuando o trajecto pelas principais competições de futebol europeias, durante a semana jogaram-se os 16-avos-de-final da Taça da França. O grande destaque foi, obviamente, a derrota caseira do milionário PSG frente ao Montpellier, por 2-1. Congré marcou primeiro, Cavani ainda conseguiu empatar o encontro, mas Montaño apontou o golo que viria a eliminar a equipa de Ibrahimovic. Quem não se deixou surpreender foi o Mónaco, que derrotou o modesto Monts por 3-0, com golos de Radamel Falcao e Rivière (2). Os portugueses Moutinho e Ricardo Carvalho foram titulares, mas o momento marcante do jogo deu-se aos 47 minutos: o colombiano Falcao lesionou-se gravemente e a sua presença no Mundial deste ano está seriamente em risco.
Refiram-se ainda as vitórias do Lille frente ao Croix (3-0) e do Lyon no campo do Yzeure (2-1), e as derrotas do Marselha (perdeu 5-1, em casa, com o Nice, numa partida recheada de golos) e do Bordéus (foi surpreendentemente derrotado nas grandes penalidades por uma equipa do quinto escalão, o Ile Rousse). Outros resultados: Ajaccio 0-1 Caen; Lens 2-1 (a.p) Bastia; Angers 1-0 Sochaux; Bolougne 0-2 Rennes; Sète 2-0 Jura Sud; Concarneau 2-3 (a.p) Guingamp; CA Bastia 2-2 (5-4 g.p) Niort; Moulins 2-1 Toulouse; Auxerre 3-2 (a.p.) Dijon; Plabennec 0-1 Cannes.
Competições de futebol em Inglaterra
Em terras de Sua Majestade, disputou-se a segunda mão das meias-finais da Taça da Liga Inglesa. O Manchester City que, na primeira mão, já tinha goleado o West Ham por 6-0, voltou a derrotar a equipa de Londres, desta vez por 3-0 no seu próprio reduto. Os golos foram apontados por Aguero e Negredo (2), sendo que o jovem português Rony Lopes (18 anos) foi titular e autor de duas assistências.
No outro jogo, o Sunderland foi a Old Trafford eliminar o Manchester United, afundando cada vez mais a equipa comandada por David Moyes. Depois do 2-1 a favor do Sunderland na primeira-mão, a equipa de Nani (lesionado) ainda conseguiu empatar a eliminatória, por intermédio de Jonny Evans. No entanto, não surgindo mais golos, o jogo seguiu para prolongamento: De Gea deu um frango aos 119 minutos, mas Chicharito Hernandéz levou o jogo para as grandes penalidades, com um tento nos últimos instantes da partida. Nos penáltis, a ex-equipa de Alex Ferguson conseguiu a proeza de marcar apenas um (o Sunderland marcou dois), vendo-se afastada da final da Taça da Liga Inglesa.
Competições de futebol em Itália
Finalmente, passemos para terras italianas, onde foi altura dos quartos-de-final da Taça de Itália. No jogo mais esperado da eliminatória, a Roma venceu a poderosa Juventus por 1-0 (golo de Gervinho), vingando-se da derrota sofrida no campeonato há umas semanas. Por sua vez, o AC Milan, no segundo jogo de Seedorf à frente da equipa, voltou a desiludir, perdendo em casa com a Udinese por 2-1 e dizendo adeus à competição. Balotelli ainda deu esperança aos adeptos com um golo madrugador, mas os tentos de Muriel e de Nicolás López qualificaram a equipa de Udine para a próxima fase.
Na outra partida, a Fiorentina (para onde recentemente se transferiu o ex-portista Anderson) também se apurou para as meias-finais, vencendo o Siena por 2-1, com golos de Ilicic e Compper. A última partida dos quartos-de-final só será disputada no próximo dia 29 e oporá o Nápoles à Lazio.
DEIXE UM COMENTÁRIO