Cameron Diaz, Deborah Secco, Jessica Simpson e Katy Perry: todas tiveram problemas com acne… e agora têm uma pele exemplar!
Acredite que ninguém é perfeito. Afinal de contas, até mesmo aquelas celebridades aparentemente inatingíveis têm os seus defeitos… Um dos mais recorrentes – e que às vezes é até captado pelas indiscretas lentes de um ou de outro paparazzi – é a acne. A verdade é que estrelas internacionais já sofreram deste problema dermatológico e recorrem a exemplares tratamentos para erradicar estas marcas inestéticas.
Vejamos o caso da actriz Cameron Diaz. A protagonista da comédia «Doidos por Mary» combate a acne desde muito jovem. Para tentar aliviar esta patologia, Cameron Diaz recorre frequentemente a procedimentos faciais que envolvem microdermoabrasão, oxigénio e luz de LED (ou seja, de Light Emitting Diode). De resto, a estrela de Hollywood utiliza medicamentos de conhecidas marcas estéticas para melhorar o aspecto da pele.
Já a cantora e actriz Jessica Simpson também optou por comprimidos para combater a indesejável acne, durante os tempos de adolescência. O problema ficou temporariamente resolvido, mas, entretanto, a acne regressou e a intérprete de «With You» teve de apostar numa vasta gama de tratamentos de pele para finalmente expulsar as borbulhas do seu rosto.
A actriz brasileira Letícia Spiller é um caso raro de acne: afinal, a musa da Globo só começou a sofrer deste problema dermatológico após ter completado 30 anos. Para voltar a exibir uma pele sem imperfeições, a actriz recorreu a produtos com vitamina C e ainda aplica hidratante.
Por outro lado, Deborah Secco resolveu a sua acne através de antibiótico, para além de se submeter mensalmente a um tratamento de laser que diminui os poros, as manchas e – obviamente – as cicatrizes de acne.
Realmente, os cuidados com a acne devem continuar mesmo após o seu desaparecimento. É o que acontece com a cantora Katy Perry, que, depois de uma longa batalha contra a acne, ficou com as cicatrizes desta manifestação dermatológica. Para além de optar por produtos que amenizem essas marcas, a voz de «Firework» também conta com maquilhagem para esbater as cicatrizes de acne.
Acne: uma doença que se manifesta (e se trata) de diversas maneiras
Como demonstra todos estes exemplos, a acne é uma doença que pode ser resolvida com os mais diversos tratamentos. Afinal, esta patologia conta com diversas oscilações: desde a ligeira à moderada, podendo até chegar à muito grave.
Logo, enquanto os casos mais atenuados (que, aliás, são os mais frequentes) necessitam apenas de uma orientação farmacêutica, as manifestações de carácter grave requerem a intervenção de um especialista que deverá receitar medicamentos para atenuar a acne.
É ainda recomendável um tratamento com gel ou com uma loção de limpeza composta por peróxido de benzoílo, um princípio que, como pode irritar a pele, deve exigir uma aplicação prudente.
Normalmente, nos casos mais sérios, os pacientes terão ainda de ingerir isotretinoína, uma substância derivada da vitamina A. No entanto, este tipo de produtos conta com importantes efeitos secundários: desde pele seca a queda de cabelo, sem esquecer a conjuntivite. Quando se trata de mulheres ou de jovens do sexo feminino, existe ainda o risco de malformações na gravidez.
Mais importante que a cura da acne, é essencial apostar na prevenção deste tipo de doença dermatológica. A lavagem da pele com um produto de limpeza suave – e não mais do que duas vezes por dia – é uma das melhores medidas preventivas. Por outro lado, para evitar cicatrizes, nunca se deve ceder à tentação de espremer as borbulhas ou os cravos: é que as cicatrizes de acne são marcas extremamente difíceis de extrair da pele do rosto, embora o campo da estética esteja sempre em evolução.
Os sabonetes secativos, compostos por camomila ou por enxofre, são perfeitos para reduzir a oleosidade – o que sem dúvida evita o aparecimento e o desenvolvimento da acne.
Fontes: Médicos de Portugal, Terra e Corpo a Corpo
DEIXE UM COMENTÁRIO