Todos temos os nossos locais predilectos de férias e relaxamento, mas acaba por ser cansativo fazer sempre o mesmo, todos os anos. Se a vida é um mar de surpresas, e nos surpreende todos os dias ao longo da nossa vida laboral, porque não podem as férias ser também surpreendentes? Eis a razão principal para partirmos em expedições: são sempre diferentes.
Cinco razões para as expedições serem inesquecíveis
Mesmo aqueles que partem em viagens a países diferentes todos os anos, acabam por visitar os mesmos locais de todos os restantes viajantes do turismo em massa. Regressamos com muito para contar, mas se calhar nada que muitos não tenham já visto. As expedições, pelo contrário, são viagens por excelência ao que é diferente e à natureza em estado natural, com caminhadas, escaladas, e exploração dos locais e atracções que poucos conhecem. Não é preciso ir até à Antártida ou a uma ilha remota com animais exóticos; por vezes o desconhecido está mesmo à nossa frente, no nosso próprio país ou continente e quando regressamos podemos ter certeza que teremos histórias para contar.
As expedições são sinónimo de aventura. Há sem dúvida questões de segurança e roteiros, mas não são nunca tão banais como as visitas guiadas de autocarro numa qualquer cidade. Imprevistos surgem sempre, tal como desafios, pelo que o inusitado aumenta sempre a excitação. O sucesso das nossas expedições depende em boa medida da nossa força de vontade, resiliência e forma física, pelo que exigem esforço, mas para a pessoa certa é precisamente isto que faz as expedições valerem a pena. Afinal, o sucesso traz consigo uma sensação de realização e cumprimento de objectivos.
As expedições têm frequentemente um motivo altruísta e a motivação para avançar o conhecimento. Enquanto as férias normais pretendem apenas mostrar-nos pontos de atracção, as expedições são frequentemente associadas a estudos científicos e a tentativas de documentar e compreender melhor os locais que visitamos, o que significa que estamos a fazer parte do avanço do conhecimento humano e a contribuir para o desenvolvimento de comunidades locais. As expedições não têm de ser apenas junto de animais, de facto. Civilizações antigas aguardam-nos ainda hoje em trilhos pouco visitados.
Viver o inesquecível é outro argumento a favor da participação em expedições. Existem férias inesquecíveis, sim: pelos amores, pelos momentos, pelo que não volta mais. Mas uma expedição é sem dúvida uma experiência única na vida, cada uma diferente da outra. As experiências são fora do normal e conhecem-se sempre pessoas com possibilidade de laços de amizade estabelecidos para a vida, graças à partilha de experiências.
Finalmente, a participação em expedições é uma excelente oportunidade de desenvolvimento da carreira. Para quem lê um currículo, ter espírito expedicionário significa que somos alguém capaz de sair da sua zona de conforto, adaptar-se e superar-se, alguém que não tem medo do desconhecido, nem de desafios. E lembre-mo-nos de um dos pontos anteriores: as expedições ajudam-nos a aumentar o nosso conhecimento, e não faltam oportunidades para viagens relacionadas com a nossa área profissional para nos tornarmos melhores, enquanto nos divertimos após um ano de trabalho árduo.
A preparação é fundamental
Eis as nossas razões para as expedições serem a sua opção para umas férias inesquecíveis e únicas, que lhe darão hora sobre hora de histórias para contar aos seus amigos e familiares. Pelo seu carácter extraordinário, este tipo de viagem é no entanto mais exigente do ponto de vista físico e psicológico.
Se planeia partir numa expedição, saiba como se preparar melhor para os desafios que tem pela frente e informe-se sobre tudo o que deverá levar consigo, desde vestuário adequado a ferramentas. Os principais organizadores de expedições terão ao seu dispor toda a informação de que necessitará, por isso não hesite em perguntar.
DEIXE UM COMENTÁRIO