Por que os negócios online estão a ter uma maior relevância?
A sigla SEO (Search Engine Optimization, isto é, optimização de sites) está mesmo nas «bocas do mundo». O motivo é mais do que óbvio: nos dias de hoje, os negócios online ganham uma importância maior, devido ao aumento de potenciais consumidores que se conectam à Internet e procuram por um determinado produto ou serviço a partir desse meio online.
Por outro lado, as redes sociais vieram permitir que o marketing «boca a boca» ganhasse uma nova dimensão: se os negócios online conseguem satisfazer um cliente, é provável que este internauta partilhe a sua satisfação com todos os seus «amigos» virtuais que, normalmente, ultrapassam a quantidade de pessoas que conhecemos no chamado «mundo real».
O excesso de palavras-chave e de hiperligações são fatais para os negócios online 
Quanto mais é reconhecida a importância do SEO para os negócios online, visto que possibilita um maior destaque a essas marcas no mundo da Web, mais a optimização de sites é vítima de uma série de mitos.
Destaquemos, de seguida, os cinco principais boatos que confundem todos aqueles que ainda pouco sabem sobre Search Engine Optimization:
1) «As meta tags contam com uma extrema relevância.». Na verdade, estes elementos de SEO perderam a sua importância, embora sejam uma peça fundamental para o bom posicionamento dos resultados de pesquisa e, por esse motivo, não custa nada investir nas meta tags. Mas deve-se frisar: por si só, as meta tags são insuficientes, porque, realmente, não contam com tanta relevância. Por exemplo, é preciso apostar bastante na descrição da página, uma componente fundamental para o processo de buscas.
2) «Não há nada melhor do que investir nas mais variadas ferramentas de busca!». Pois… não há nada de mais errado! É importante evitar técnicas que possibilitem que um site seja indexado em diversos motores de pesquisa. O portal até pode ser bloqueado por Spam. Acredite: não há é nada melhor do que apostar em conteúdos de excelente qualidade.
3) «As palavras-chave devem marcar presença em todas as linhas dos artigos de copywriting.». Este exagero tem de dar lugar ao bom senso. Um autor de textos sobre negócios online deve ser sensato e utilizar as keyword estratégica e naturalmente. Lembre-se: um copywriter só pode escrever para pessoas e nunca para robôs.
4) «Os links também devem marcar presença em todas as linhas dos textos de copywriting.». Outro engano! Para além de poluírem visualmente as páginas, as hiperligações em excesso podem descredibilizar o site aos olhos dos motores de pesquisa. Os links têm de ser utilizados com lógica.
5) «As técnicas de SEO não passam de truques.». Esta afirmação é totalmente falsa, visto que as ferramentas de optimização nunca poderão ser interpretadas como uma forma de manipular os mecanismos de pesquisa.
DEIXE UM COMENTÁRIO