Expedições, maravilhosas expedições, são diariamente efectuadas ao império dos ursos polares na grande ilha de Spitsbergen. Descobrir reservas naturais – e outros mistérios do Árctico – em jeito de caminhadas, canoagem entre muitas outras actividades é mesmo preciso.
Começar a expedição pela principal cidade de Spitsbergen, Longyearbyen, será uma das alternativas
Longyearbyen, a principal cidade de Spitsbergen, pode bem ser o início da viagem – já que dispõe de todas as comodidades de uma cidade pequena, porém moderna, localizada em uma paisagem deslumbrante no Árctico.
Sem ficar por explorar não pode estar Kongsfjorden e arredores: trata-se de uma das áreas mais bonitas em Spitsbergen. Ademais, as ilhas e ilhotas na parte interna desta área estão carregadas de belos pássaros e de montanhas fascinantes.
E a caça à baleia em resquícios culturais do período de caça – além da flora esplendorosa em Krossfjorden e Mitrahalvoya mais a noroeste? Imperdível em uma expedição destas. Igualmente a construção humana, uma mistura pitoresca de edifícios novos e antigos, enche as medidas dos turistas.
São imensos os tesouros culturais em Spitsbergen: as montanhas e os picos irregulares, as sepulturas, os fornos de gordura das baleias, os montes de gelo impetuosos, a diversidade das criaturas que nascem da combinação da água doce com salgada. E também os ursos polares em densidade espantosa no leste Svalbard – local onde igualmente se pode apreciar os sinais da exploração mineral bem como equipamento científico.
A expedição de uma vida no império dos ursos polares
Existirá melhor deleite nas expedições no Árctico do que apreciar os trenós puxados pelos cães em indícios de se avistarem ursos polares na caiada paisagem branca e gelada? Esta é, além de uma aventura única, uma experiência espiritual – porque há beleza impressionante, há o isolamento completo e há o absoluto silêncio…
Antes de avançarmos, porém, convém conhecermos um pouco destes carnívoros tão peculiares com cerca de noventa centímetros de altura e mais ou menos dois metros de comprimento e com um peso que pode chegar aos seis mil quilos.
Os ursos polares estão organizados em pequenos grupos de cerca de quatro animais. Sendo carnívoro, a sua dieta inclui o bacalhau, o salmão, aves, golfinhos, filhotes de leões marinhos e outros mamíferos de pequeno porte.
Nascido e crescido em regiões geladas a sua pele encontra-se coberta por uma gordura generosa que é, por sua vez, tapada por uma pelagem bem espessa. E por causa da forma das suas patas, tornaram-se excelentes nadadores.
Se soubermos que só acasalam na Primavera, percebemos porquê que nascem apenas durante o Inverno em um máximo de três bebés por gestação. E acabe-se, de uma vez por todas, nestas expedições, com o mito da hibernação dos ursos polares já que estes entram apenas em um estado de semi-sonolência.
DEIXE UM COMENTÁRIO