Segundo o que o jornal Diário de Noticias revelou recentemente, Portugal encontra-se na lista negra da violência contra as crianças. A conclusão deriva de um relatório apresentado pela UNICEF que revela que, nos países ricos, existem todos os anos cerca de 3500 crianças vítimas mortais, fruto de atos de violência física e negligência.
Só em Portugal, estima-se que quatro em cada 100 mil crianças morra como consequência destas situações extremas, sendo muitas delas vítimas de violência continuada por parte dos próprios familiares.
Esta notícia – associada a muitas outras que, nos últimos anos, têm dado conta de tantas crianças vítimas de maus tratos – levanta um medo generalizado por parte dos pais mais cuidadosos que, fruto das suas ocupações, necessitam de ajuda externa no acompanhamento dos seus filhos.
A procura de serviços de babysitting, ainda que muito elevada, torna-se então especialmente complexa quando se deseja encontrar um profissional de efetiva confiança.
Como se pode encontrar uma boa babysitter?
Nunca é fácil encontrar uma pessoa de confiança para tratar do nosso lar ou da nossa família, mas o processo parece ainda mais complicado quando se trata de alguém para cuidar de uma ou mais crianças. No entanto, a boa notícia é que, apesar das informações que têm vindo a conhecimento nacional, é possível encontrar pessoas que asseguram serviços de babysitting de elevada confiança e qualidade.
No entanto, e como o processo de procura pode revelar-se bastante complexo e moroso, a melhor forma de encontrar uma babysitter de confiança pode passar pela contratação de uma agência de recrutamento – que sugere sempre aos seus clientes alguns profissionais qualificados que se enquadrem no perfil de necessidades e exigências da família. As agências de recrutamento, sendo especializadas neste setor, dispõem de uma base de dados bastante completa e de uma rede de contactos bastante ampla, que facilita e acelera o processo de contratação do melhor profissional de babysitting para uma família.
Tratando-se de uma função bastante exigente, em que a confiança no profissional tem de ser total, é importante que se delegue em profissionais especializados em recrutamento a procura dos melhores e mais experientes candidatos. Ao avançar com este processo, a agência entrega sempre aos seus clientes os currículos dos candidatos mais adequados para o serviço de babysitting, juntamente com as suas referências (sempre previamente verificadas), ajustando sempre os critérios de pré-seleção às necessidades de cada família e as caraterísticas da função a ocupar.
Uma grande vantagem de contratar um profissional de babysitting através de uma agência de recrutamento é ainda o facto de apenas se pagar a este intermediário uma comissão única e residual, que é calculada com base na remuneração que a babysitter irá usufruir.
Que tipos de serviços pode uma babysitter assegurar?
O serviço de babysitter tanto pode ser realizado pontualmente, para os casos em que os pais precisam de umas horas para se ausentarem, ou de forma regular, implicando um contacto periódico com a criança. Tratando-se muitas das babysitters de profissionais com formação em Educação de Infância, e apenas necessário que os pais informem detalhadamente das suas necessidades e das caraterísticas da criança que lhes será confiada, sendo que o serviço de babysitting pode implicar serviços tão diversos quanto:
- acompanhar a criança em casa, durante a ausência dos pais
- ir levar e buscar a criança à escola
- ajudar na elaboração dos trabalhos de casa
- assegurar a medicação
- cuidar da alimentação e da higiéne diária
- acompanhar a criança em atividades lúdicas e pedagógicas.
No fundo, o babysitting é um serviço completo, em que o profissional assegura o melhor acompanhamento da criança enquanto os seus pais ou familiares não o conseguem assegurar.
DEIXE UM COMENTÁRIO