Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

As Velas que Andam a Vento ou o Vento que as faz Belas

22 de March de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

As velas andam a vento, é simples, tão simples como a primeira lei de Newton que diz que para uma acção existe sempre uma reacção. Quando colocamos as nossas velas ao vento o barco vai responder a essa acção. Entretanto, o vento incide em um dos lados da vela sem, no entanto, fazer o barco voltar-se. Porquê? Porque existe a acção da força contrária da bolina ou patilhão.

É, de facto, esta força que faz o barco bolinar, visto que quando o barco está parado temos só o vento real a incidir no barco.

Ventos, a deslocação dos barcos e quando as velas desventam

Entenda-se por vento real aquele que se faz sentir sem a deslocação do barco. À medida que o barco começa a deslocar-se vamos ter o vento real somado ao vento da deslocação do barco resultando no vento aparente. E quando a velocidade aumenta, o vento aparente vai-se deslocando para a proa.

Em boa verdade, à medida que aumentamos a velocidade do barco o vento aparente vai anular o vento real: as velas desventam!

A mareação ao través: pico da velocidade

velas - veleiroA velocidade máxima de um veleiro consegue-se através da mareação ao través, ou seja, 90º com o vento. No processo de mareação em vez de termos a força do vento a empurrar o barco para a frente e para o lado (adornamento), vamos ter o vento unicamente a empurrar o barco para a frente com a força de sustentação a ajudar. 

Na mareação ao través, ao contrario com o que acontece na mareação a popa, o barco pode navegar mais rápido do que a velocidade do vento real e à medida que o barco aumenta a sua velocidade, o vento aparente aumenta criando cada vez mais sustentação na vela.

Quando chega a uma determinada velocidade, o pico, o barco fica encurralado no meio das duas ondas: deixa de acelerar!

A velocidade máxima do casco é a raiz quadrada da distância da linha de água vezes 1.34 e é conseguida quando o barco fica a surfar ao vento.

As velas

A rendibilidade de uma vela é a relação entre a sustentação e a resistência criada por essa vela. Consoante a mareação a que estamos a navegar, devemos ajustar as velas de modo a termos a máxima sustentação para o mínimo de resistência. Ao ajustar a vela, a sustentação aumenta com ângulo de incidência ao vento e com o aumento da velocidade.

O ângulo de incidência correcto da vela atinge-se quando o fluxo de ar deixa de estar em contacto com a vela na valuma – a máxima sustentação consegue-se quando a vela esta na eminência de entrar em perda.

O corredor de vento está sempre a variar!

O corredor de vento varia com:

  • o rumo que o barco leva;
  • a capacidade de aproar ao vento;
  • a afinações das velas;
  • a velocidade do barco.

Quando conseguimos combinar isto tudo, o barco navega na máxima velocidade! É mais fácil navegar no corredor de vento se este for mais amplo. No entanto, perdemos a capacidade de aproar ao vento.

Imagem

Filed Under: Barcos Tagged With: barcos a motor, barcos à vela, bonina, corredor de vento, mareação, velas, vento, vento aparente, vento real

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Jazz, o novo iate de 90 metros! Design e Luxo

Jazz é o novo iate de 90 metros, como foi baptizado, sendo o primeiro da série Unique Circle Yachts. Mas olhe que só vai haver cinco! Nas últimas cinco décadas, o sector naval progrediu ime [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in