O que é a ardósia?
Do ponto de vista geológico, a ardósia é classificada como uma rocha metamórfica, de origem sedimentar e granulação muito fina. A sua principal característica é a presença de planos preferenciais de clivagem. Os principais constituintes da ardósia são minerais, como o quartzo, o grafite e material carbonoso, que são bastante estáveis e resistentes a agentes químicos agressivos, garantindo grande durabilidade aos revestimentos aplicados.
Por outro lado, a variação desses constituintes mineralógicos determina a existência de diferentes padrões cromáticos, destacando-se as ardósias cinzas, grafite, negras, verdes e cor de vinho, além das denominadas ardósias ferrugem ou multicolor.
Todas as variedades cromáticas permitem óptimas combinações estéticas com madeira e metal, bem como com outras rochas mais claras (por exemplo, mármores e quartzos), pois as ardósias possuem superfícies não refletivas e homogéneas que valorizam os materiais a elas associados nos revestimentos.
A ardósia exige cuidados sistemáticos
Sendo assim, há realmente vários motivos para eleger a ardósia como o seu revestimento preferido. Contudo, tal como para os outros materiais rochosos naturais, a manutenção dos revestimentos em ardósia exige trabalhos sistemáticos de limpeza, prevenindo-se assim a impregnação de sujeira, a perda do lustro (no caso de superfícies polidas) e outras alterações estéticas nas peças aplicadas.
A limpeza precisa de ser efectuada regularmente. Para tal, é aconselhável o uso de um esfregão com pano molhado com água ou apenas com pequena diluição de detergentes de pH neutro ou sabões puros.
Além disso, é importante evitar o excesso de água, bem como os produtos abrasivos ou quimicamente agressivos (como ácidos, soda cáustica ou querosene acetona). Deve-se ainda evitar o contacto do revestimento com óleos, graxas, tintas e materiais ferruginosos oxidáveis (pregos, palhas de aço e escovas metálicas, além de recipientes, suportes e peças de mobiliário elaboradas com ferro), bem como com pós e fragmentos de madeira.
A lembrar que qualquer substância que é derramada sobre o revestimento de ardósia, e que possa vir a manchá-lo, deve ser limpa com a maior rapidez possível. Os revestimentos também exigem protecção contra o desgaste abrasivo causado por metais, vidros e outros materiais pontiagudos ou cortantes de dureza elevada.
DEIXE UM COMENTÁRIO