Gostava de estudar na América Latina?
O Programa ALFA pode ser a solução, pois tem como objectivo a cooperação entre a América Latina e a União Europeia, no âmbito do ensino superior – tem apenas de verificar na universidade onde estuda se está a apresentar projectos no âmbito deste Programa. E se não estiver, mostre-se informado e faça-lhes a proposta visto que qualquer universidade reconhecida como tal pelo Ministério da Educação (neste caso Português) pode participar no Programa ALFA. Está à espera do quê para não perder esta oportunidade única?
O programa ALFA,
cuja base jurídica é o Regulamento CE n°1905/2006 de 18 de Dezembro de 2006, é definido pelos seguintes objectivos específicos:
- Ajudar a melhorar a qualidade, pertinência e o acesso do ensino superior na América Latina;
- Contribuir ao processo de integração regional na América Latina propiciando o avanço para a criação de uma área comum de Ensino Superior na região e potenciar as suas sinergias com o sistema da UE.
Os países participantes no programa ALFA são os Estados Membros da União Europeia e os seguintes 18 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Criação de uma estrutura
de redes institucionais de ensino superior que apresentam propostas conjuntas, é o objectivo da cooperação entre a América Latina e a União Europeia, no âmbito do ensino superior, através do Programa ALFA que está essencialmente direccionado para projectos que visem criar e consolidar relações de interesse comum entre as instituições de ensino superior da UE e da América Latina.
Um Programa para as Comunidades Académicas
A realização do Programa ALFA está dependente do apoio a projectos conjuntos de cooperação apresentados pelas comunidades académicas de ambos os continentes, Europa e América latina, e da criação de mecanismos sistematizados em matéria de ensino superior entre as duas regiões, fomentando intercâmbios permanentes de âmbito bi-regional e regional.
Quem pode apresentar candidatura ao Programa ALFA?
As propostas de projecto no âmbito do Programa ALFA que visem o reforço institucional e académico das instituições ou a formação técnico-científica, devem ser submetidas por redes constituídas por um mínimo de seis instituições elegíveis, de seis países distintos das duas regiões (três da União Europeia e três da América Latina), considerando-se como instituições elegíveis, todas as instituições de ensino superior reconhecidas como tal pelas autoridades nacionais dos respectivos países.
Para mais informações, por favor, consulte:
O Gabinete de Relações Internacionais da sua Instituição de Ensino Superior
Comissão Europeia – EuropeAid Serviços de Cooperação Direcção América Latina
Unidade de Desenvolvimento Social (Saúde e Educação)
Programa ALFA
Rue de La Loi, 200 B-1049 Bruxelas – Bélgica
Fax: +32 2 299 10 47
E-mail: infoalfa@ceeeta.pt
Matilde Fernandes says
Boa noite ,
queria saber se este programa ainda está em vigor ?
Disseram-me que ja não havia mais este programa ..
obrigado pela atenção
Olinda de Freitas says
Bom dia Matilde. Conforme refiro no primeiro parágrafo do texto, tem apenas de verificar na universidade onde estuda se está a apresentar projectos no âmbito deste Programa.
obrigada,
Olinda de Freitas