SEM é a palavra-chave para se atingir o topo do Google
Não é de todo um exagero afirmar que a nossa vida nunca seria a mesma sem o motor de pesquisas Google. É apenas necessário fazer um pequeno balanço do seu dia-a-dia: quando tem alguma dúvida profissional, antes de se dirigir a um colega ou de consultar uma enciclopédia, não costuma recorrer imediatamente ao Google e, num piscar de cliques, fica logo esclarecido? Ou, por outro lado, quando necessita de um determinado produto ou serviço, não escreve rapidamente neste motor uma palavra-chave para encontrar as mais diversas opções, logo na primeira página de resultados?
Esta «Googledependência» tem sido extremamente desafiante para as empresas, que, desta forma, tiveram de começar a investir numa vida virtual para conseguirem marcar presença junto de um maior número de potenciais consumidores. Para assegurar o pleno sucesso neste percurso cibernético, é fundamental que as firmas ganhem um bom destaque online. Tal objectivo só poderá ser concretizado, caso se recorra ao SEM, ou seja, ao Search Engine Marketing.
Realmente, para além de ser importante criar sites que sejam bastante interessantes aos olhos dos internautas, quer em termos de conteúdo, quer nos aspectos visuais, uma estratégia de marketing digital de extrema qualidade tem de conter o SEM, um instrumento essencial cujo único propósito é a promoção de um portal para a primeira página de resultados de uma pesquisa, sobretudo no motor Google, procedendo-se, então, à sua optimização.
O SEM une estratégias de SEO com publicidade paga
Sendo assim, o SEM é uma estratégia do universo do marketing digital que utiliza técnicas de optimização de sites (designadas de SEO, isto é, de Search Engine Optimization), nas quais tem de haver sempre uma protagonista: a palavra-chave. Especialmente presentes na escrita de textos de copywriting, as keywords têm uma extrema relevância, visto que é a partir dessas expressões que cada um dos internautas pesquisa por um certo produto ou serviço.
Logo, quanto mais vezes uma empresa aplicar uma palavra-chave nos seus conteúdos, maior será a probabilidade de ganhar um bom destaque na Web e, por consequência, de ser encontrada pelos utilizadores.
De resto, o Search Engine Marketing alia o SEO com a publicidade no Google – com especial destaque para os anúncios pay per click. Logo, em comparação com o SEO, o SEM acaba por ser um instrumento mais abrangente, uma vez que inclui tanto resultados pagos, como resultados orgânicos.
Os Bing Ads e os anúncios do Google AdWords são apenas alguns dos exemplos dessas ferramentas pagas que são tão utilizadas numa estratégia de SEM. Este tipo de publicidade é pago conforme o número de cliques e as visualizações que cada anúncio origina, sendo liquidados directamente aos motores de pesquisa.
DEIXE UM COMENTÁRIO