Valorfito, é a empresa responsável pelo Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura – sistema que permite dar resposta às necessidades dos produtores agrícolas de darem um destino adequado para os resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos que são gerados nas suas explorações agrícolas.
A Valorfito assegura, igualmente, o cumprimento da legislação em matéria de resíduos de embalagens de Produtos Fitofarmacêuticos, isto é, produtos destinados à defesa das plantas e da produção agrícola vulgarmente conhecidos por pesticidas e herbicidas, de toda a fileira do sector agrícola (produtores, distribuidores e agricultores).
O que faz a Valorfito?
A Valorfito efectua, periodicamente, a recolha dos resíduos de embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos (pesticidas e herbicidas) e sua gestão final – seguindo as exigências do Despacho Conjunto 369/2006, de 02 de Maio, publicado na Série II do DR nº 84.
Resíduos abrangidos pelo sistema de gestão da Valorfito
No Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura da Valorfito estão incluidos os resíduos de embalagens primárias de produtos fitofarmacêuticos com uma capacidade inferior a 250 l/kg (resíduos com o código LER 15 01 10*).
Estão excluídos deste sistema as embalagens secundárias e terciárias deste tipo de produtos, classificadas como resíduos não perigosos, e as restantes embalagens de produtos para a agricultura como, por exemplo, as embalagens de adubos e correctivos agrícolas.
Qual é o mecanismo do Sistema Valorfito?
Existem, nos pontos de venda ou centros de recepção, sacos adequados à recolha disponíveis aos agricultores aquando da aquisição dos produtos fitofarmacêuticos. Por sua vez, os agricultores devem armazenar temporariamente os resíduos de embalagens nas explorações agrícolas, devidamente acondicionados nos sacos anteriormente fornecidos, nos mesmos locais onde armazenam os produtos fitofarmacêuticos.
Depois, os agricultores devem transportar esses sacos para os centros de recepção, nos períodos de recolha previamente definidos pela Valorfito. A pedido do agricultor, ou do utilizador final, o centro de recepção da Valorfito disponibiliza um comprovativo de entrega.
Terminado o período de recolha, a Valorfito recorre aos serviços de operadores especializados, e licenciados pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, para a recolha dos resíduos de embalagens entregues nos vários centros de recepção.
Quais os períodos de recolha dos resíduos de embalagens?
As datas dos períodos de recolha são estabelecidas pela Valorfito e têm sempre em consideração critérios sazonais que se relacionam com as campanhas agrícolas e também com as condições de funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura.

DEIXE UM COMENTÁRIO