Estima-se que mais de metade da população masculina mundial sofre de calvice, um problema incómodo e que, embora não constitua perigo para a saúde física, pode abalar o equilíbrio mental de quem dele padece. Afinal, os homens, tal como as mulheres, também podem desenvolver problemas de auto-estima quando não se sentem confortáveis com a imagem.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem outro tipo de situações que podem desencadear a calvice, nomeadamente a tricotilomania. Não sabe do que estamos a falar?
Nos parágrafos seguintes, ficará a saber mais sobre as causas da tricotilomania e sobre as novas técnicas de implante capilar que existem e podem ajudar a controlar o problema.
Tricotilomania: um problema para a vida?
Se a alopecia androgenética, vulgarmente conhecida como calvice, é um «arqui-inimigo» exclusivo do sexo masculino, a tricotilomania é um inimigo geral.
Trata-se de uma perturbação crónica que consite no desejo incontrolável de arrancar os próprios cabelos, sendo os locais geralmente mais afectados o couro cabeludo, as sobrancelhas e as pestanas.
É um distúrbio no controlo dos impulsos, que pode ser enquadrado no conjunto das doenças obsessivas-compulsivas. Em casos extremos, os doentes chegam mesmo chegam mesmo a comer os cabelos arrancados (tricotilofagia).
As causas desta síndrome ainda são um mistério para a comunidade científica, sabendo-se apenas que está relacionada com situações de depressão, acumulação de stress ou actividades sedentárias e ainda factores genéticos.
O impulso de arrancar os cabelos tanto pode acontecer num momento de ansiedade, como num momento de total relaxamento.
as consequências desta patologia são profundas, pois afectam tanto o interior como o exterior do paciente.
Mas será a tricotilomania um problema irreversível? A resposta é definitivamente NÃO. Com a convergência de meios certa, em que o acompanhamento psicológico seja complementado com um bom implante capilar, é possível ultrapassar as adversidades e conseguir que o paciente volte a ter uma vida perfeitamente normal a todos os níveis.
Cabelo novo, auto-estima nova!
Falando especificamente no factor estético, uma das técnicas mais eficazes de implante capilar que pode ser usada como arma para combater as mazelas provocada pela tricotilomania no cabelo é oTransplante capilar FUE.
Tal como o termo FUE (Follicular Unit Extraction) refere-se ao processo de extracção cabelos das zonas não calva que, geralmente, estão localizadas nas áreas da nuca e região lateral da cabeça do paciente, para implantá-los minuciosamente, um a um, na zona calva – entradas e coroa.
Este tipo de implante capilar é um procedimento moroso, porém indolor e seguro. No caso doTransplante Capilar FUE, o tempo em bloco operatório é longo, mas o paciente pode optar por estar sedado e dormir ou estar totalmente acordado.
Os resultados são extremamente satisfatórios, naturais e duradouros.
Se padece de calvice, procure ajuda junto de profissionais especializados e peça uma avaliação do seu caso. Com a ajuda certa, os problemas capilares podem ser facilmente superados.