Uma imagem cativante e conteúdos apelativos: os ingredientes essenciais para uma gestão de redes sociais «de cinco estrelas»
A situação é desesperante. A sua gestão de redes sociais parece estar condenada ao fracasso. Ninguém clica nos seus links. Ninguém comenta nos seus posts e muito menos partilha as publicações. Ao ter um social media tão oco, apenas lhe surge uma única pergunta: «o que devo melhorar para assegurar uma gestão de redes sociais exemplar?».
Em primeiro lugar, o melhor é começar pelo elemento mais evidente: a imagem. Por exemplo, para cativar cada um dos internautas, deve-se ser extremamente cuidadoso na selecção de cores. Afinal de contas, há um tom associado a cada emoção. Quer despertar confiança nos seus potenciais clientes? Invista no azul. Mas, se por outro lado, quiser transmitir uma sensação de energia, o laranja deve constar no topo das suas preferências. A uma cor bem escolhida tem de se juntar um tipo de letra que obrigatoriamente obedece à identidade de uma marca.
Embora a componente visual seja fundamental para causar uma excelente primeira impressão, os conteúdos de copywriting nos posts das redes sociais são igualmente um factor importante para estabelecer uma relação de proximidade com os utilizadores – o objectivo principal de qualquer gestão de social media.
Para assegurar um copywriting de qualidade, há algumas dicas de extrema relevância a seguir.
Um copywriting em redes sociais tem de atrair cliques e fomentar uma relação de cumplicidade
Quando pensa em divulgar um determinado aspecto dos seus produtos ou serviços, o melhor é enfatizar para o que estes servem e não o que estes são. Quando se responde às necessidades, aos desejos e às emoções de cada internauta, é maior a probabilidade de lhe chamar a atenção e de causar impacto. De resto, esta opção de copywriting pode até ser adoptada quando se publica um vídeo divertido (e com potencial viral) ou uma notícia.
Concisos, claros e objectivos. Os posts de sucesso só podem incluir todas estas qualidades, que apenas estão asseguradas quando predominam os verbos na forma activa, que são igualmente apelativos.
Sinceramente, na sua opinião, qual das duas frases é que causará um maior impacto: «Homem foi atropelado por um autocarro» ou «Autocarro atropela homem»? Obviamente que a frase activa (ou seja, o segundo exemplo) é a que chama a atenção e desencadeia uma reacção dos internautas, reflectida em likes, comentários e partilhas.
Para atrair cliques para o seu site ou blog, dirija-se especificamente a uma determinada camada dos internautas. Quando os utilizadores sentem que um post lhes é dirigido, de certeza que irá haver uma resposta evidente.
Vejamos um exemplo: «Se é pai de um filho autista, tem de ler este texto agora». É bem provável que todos os internautas que se encontram nesta situação, cliquem na hiperligação para consultar o artigo.
Fonte: «10 Copywriting Tips To Drive More Engagement On Social Media», de Vishal Pindoriya, do site Business 2 Community

DEIXE UM COMENTÁRIO