Tal como uma boa parte dos jovens, durante a minha adolescência sofri de problemas relacionados com acne.
Mas as borbulhas que se insistiam em aparecer na minha cara não eram nada discretas, eram bastante evidentes, normalmente tinham um aspecto verdadeiramente repugnante e causavam-me, para além de muita dor e desconforto, um grande constrangimento.
É que apesar de ser muito comum ter este tipo de problemas de pele na adolescência, o meu caso era deveras sério. Quando começava a tratar borbulhas na face e elas pareciam estar a acalmar, apareciam sempre novas saliências nas costas, no pescoço e até mesmo no couro cabeludo. Foram anos de verdadeira tortura!
Felizmente, com o passar do tempo e a entrada na idade adulta, a situação foi melhorando e o acne enfraquecendo, sem, no entanto, desaparecer por completo. E o pior é que mesmo estando a minha pele com um aspecto mais saudável, continuava a ter borbulhas e um novo bónus: as marcas deixadas pelos surtos de outros tempos!
Procurei ajuda junto de vários especialistas de dermatologia em Lisboa, mas os resultados eram sempre muito fracos. Já estava a ficar conformado com o meu problema de acne e, sinceramente, achava que não havia grande coisa a fazer. No entanto, por descargo de consciência, fazia sempre umas pesquisas sobre tratamentos anti acne na internet e, um dia, dei de caras com o site da clínica DERME.
Dei uma olhada no conteúdo da página, gostei da forma como estava estruturado e de como explicava detalhadamente pormenores sobre várias patologias dermatológicas. Decidi ligar e ver o que acontecia. Não tinha nada a perder.
Passados dois dias, lá fui eu à minha primeira consulta com o Dr. Miguel Trincheiras. Contei-lhe tudo sobre a minha longa história com o acne, que tipos de tratamentos tinha feito, entre outros pormenores. O Dr. Trincheiras teve uma abordagem muito esclarecedora, explicou-me várias coisas sobre o meu caso, depois de o analisar minuciosamente e disse-me que tipo de tratamento considerava ser mais adequado ao meu caso.
Como o meu acne era bastante frequente e já tinha deixado mazelas cutâneas, o Dr. Miguel disse-me que não ser utilizado apenas um tipo de procedimento para tratar borbulhas,teria de ser uma sinergias de vários tratamentos, de forma a garantir que os resultados eram gerais e permanentes. A terapêutica deveria então incluir elementos variados como produtos de limpeza e aplicação tópica com acção específica, exposição a fontes de luz ultra-violeta, alguns comprimidos, drenagens, peelings e talvez terapêutica laser.
Apesar de ter sido um processo que implicou muitas sessões de tratamento, a verdade é que passados 7 meses do início da minha primeira consulta, a minha pele está totalmente renovada e com um aspecto fantástico! Está muito mais lisa e as marcas deixadas pelos violentos surtos de acne são praticamente inexistentes. Claro que é necessário e mantendo o acompanhamento para garantir que está tudo sob controlo.