Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Os Recursos de Norte a Sul… O Surf em Portugal!

9 de September de 2020 by Humberto Perdigao Leave a Comment

É consensual que não basta tê-los!?

Convém identificá-los correctamente, colocá-los ao alcance de todos e, talvez o mais importante, protegê-los. Todos queremos que perdurem no tempo, o que pressupõe, uma gestão estrategicamente responsável. Estamos obviamente a falar de recursos naturais e uns quantos construídos. http://www.infopedia.pt/$surf;jsessionid=7h3Gf1ONNh2SDqfqqsi09w__

Neste processo, recomenda-se o envolvimento de todos os actores…mesmo aqueles que pontualmente apenas procuram experiências.

Faz sentido acreditar nas palavras de ordem; desenvolvimento, responsabilidade e equidade…

Muito se fala…pouco se acerta!

O surf em Portugal, as ondas, os surfistas, as marcas e os estilos, os campeonatos, os apaixonados e os outros. A onda e a “capital”, (Supertubos-Peniche) aliás a Onda, porque quanto a capital, sobra apenas o exagero da promoção. http://cdn.aspworldtour.com/pdf/2014/2014ASPSchedule.pdf

P1010359 800x599

A reserva mundial de surf, (Ribeira D”Ilhas-Ericeira) mas que nome tão imponente e sugestivo. O canhão, (Nazaré) uma imagem de poder de relativa consistência. A mais comprida da Europa (Figueira da Foz) e atenção que o tema continua a ser as ondas. Também a jóia da linha (Carcavelos) viveiro de praticantes, parece ter acordado de um sono mediático. Por falar em mediatismo estas são as referências nacionais do momento, mas, apesar do peso e da importância destes locais, não nos esqueçamos da restante extensão de costa com tantas potencialidades e outras boas surpresas escondidas.

Canhão da Nazaré.jpeg

            Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-U0CdxzsA6MA/Us69qEqAtZI/AAAAAAAA89g/eyfnSpRU1OE/s1600/Nazare_Canyon_-_3D_view.jpg

Portanto, atenção ao mar, essa imensa riqueza. Não esquecer que merece da nossa parte a devida protecção, a maior admiração e o máximo respeito.

Apesar da necessidade de um proteccionismo óbvio, não devemos subestimar o potencial económico e social de tão extenso património.

Como em quase tudo, devemos fazer um esforço para estabelecer equilíbrios. O que pretendemos dos recursos, relacionando os interesses com o que estes têm para nos oferecer, sobretudo quanto e em que condições. Paralelamente observemos com igual atenção o que a ruralidade pode representar. Em que medida o espaço rural pode contribuir para o sustento e bem estar social das comunidades e desta forma participar no reforço dos laços entre elementos.

P1010386 800x600

O surf em Portugal pode ser parte de uma solução desportiva económica e social para o futuro de uma região de uma marca ou destino turístico, mas, nunca o próprio futuro.

É expectável e desejável que os novos desafios nos remetam para soluções mais abrangentes e sustentáveis.

ribeira dílhas.jpg

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-SjDNXDLaxkY/T1zmaUTIezI/AAAAAAAABwU/mKOUqi7DjM0/s1600/ribeira+d

A miopia, à semelhança de outras enfermidades estratégicas pode representar a curto prazo custos elevados e provavelmente com consequências imprevisíveis e irreversíveis… file:///C:/Users/user/Downloads/Luis_Pereira.pdf

Maior envolvimento, maior percepção.

A imagem do destino assemelha-se a um puzzle. Algo que se vai construindo numa perspectiva de enquadramento geográfico, económico e social. Vejamos algumas possibilidades e desafios que a nossa plataforma continental nos apresenta bem como as suas envolventes rurais:

P1010016 800x600

No mar avança a pesca profissional e desportiva de barco, apeada e…

– Os cruzeiros, o mergulho de caça e fotográfico;

– As marinas e as embarcações de recreio;

– A vela, o Windsurf, Kite Surf e Kayak;

– O Surf o Bodyboard e o Padle;

– Os extensos areais e a praia activa;

A terra riposta com a agricultura no sentido mais lato e…

– O turismo em espaço rural;

– Golfe e golfistas;

– Espeleologia, arqueologia, birdwatch, cicloturismo e passeios;

– Cultura e monumentalidade;

– Gastronomia e vinhos;

– Rios e lagoas, o remo as energias renováveis e tantos outros recursos que poderiam ser enumerados até à exaustão. Por aqui nada a acrescentar, falta organizar, saber divulgar e capacidade de fazer acontecer.

Diz-se por aí que…

Aleluia descobriu-se mais um tesouro, é a nova Onda e está na Nazaré!

De facto sempre lá esteve. É diferente, é soberba, é desafiante e poderosa…mas não é a mesma coisa! O poder mediático que tem rodeado tal fenómeno, não se cansa de a glorificar, sem muito conhecimento sobre o assunto. Na realidade embora se trate de uma onda, reúne características muito peculiares e assim sendo, não pode ser confundida com as outras. O surf de ondas gigantes também não se pode misturar com as restantes tipologias porque é um nicho.

Não é mais nem menos espectacular…é diferente. Implica outros meios, outra preparação prévia, outros cuidados com segurança, outros equipamentos e fundamentalmente outras motivações.

Realce-se apenas os aspectos mais transversais…o prazer de ” cortar ” e desafiar as ondas, o mar, os limites!

praia-do-norte-nazare-portugal

Vale sempre a pena comentar…

O que nos vai na alma deve soltar-se de forma ordeira, sob pena de que venhamos a entupir o raciocínio e de nos tornarmos amorfos!

Fala-se hoje sobre o contributo do surf para a economia nacional e parece ser significativo, contudo, faz sentido contextualizar, principalmente as consequências de tão repentino desenvolvimento…até porque o assunto não se esgota aqui…

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO342184.html

P1010355 800x600

Filed Under: Desportos Aquáticos Tagged With: actividades dos portos de recreio, agências de viagem, animação turística, Mares, sandboard

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Praticar Vela: Desporto, Cidadania e Humanismo Juntos

            Praticar vela é fazer desporto aquático pela utilização de barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, ou seja, empregando [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in