Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

O PIB Produto Interno Bruto Mede Saúde e Felicidade?

23 de July de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

O PIB, Produto Interno Bruto, anda nas bocas do mundo – o mesmo é dizer da comunicação social, como alegado indicador do bem estar humano. Mas será mesmo assim? Ao mensurar o tamanho e a riqueza de uma economia o PIB estará a levar em conta, por exemplo, o estado social?

Medirá mesmo tudo, o PIB Produto Interno Bruto?

PIB Produto Interno BrutoCada vez mais questionado acerca de constituir uma medida de bem-estar social, o PIB Produto Interno Bruto, que nasceu no calor da grande depressão dos anos 30, está viciado em si mesmo. Como tão bem disse Bobby Kennedy em finais dos anos sessenta: o PIB “mede tudo, excepto aquilo que faz a vida valer a pena”. Porque é precisamente ao eliminarmos os indicadores económicos que conseguimos ver e entender o progresso social. Quem o diz não sou eu, apesar de reiterar o argumento; quem o diz é Michael Porter.

(a imagem aqui ao lado remete-nos para o progresso social no mundo nas tonalidades mais escuras)

O Índice de Progresso Social

A proposta de um novo mecanismo alternativo ao PIB Produto interno Bruto para medir o bem estar social terá sido adiantada ao mundo, tendo como referência alguns indicadores de bem-estar social, do estado social, recolhidos em 54 países:

  • acesso às escolas;
  • cuidados de saúde;
  • um meio ambiente limpo;
  • saneamento;
  • nutrição.

A esta altura é mesmo impossível não fazer um paralelismo com o que se passa em Portugal desde a entrada em vigor do Governo de Passos Coelho. Exceptuando o saneamento – o básico dos básicos em termos de desenvolvimento – e o meio ambiente limpo, onde é que pára o estado social nas escolas e nos cuidados de saúde? Sim, porque com este andamento até a nutrição fica em risco – não apenas pela escassez de poder de compra como pela degradação da dieta alimentar dos portugueses.

Sabe quantas famílias devem comer rissóis fritos todos os dias ao almoço e ao jantar?

O que os argumentos questionam

Aferir o que o PIB Produto Interno Bruto não mede implica responder, pelo menos, as estas três questões:

  • O país pode prover as necessidades mais básicas dos seus habitantes?
  • Foram dadas as bases de sustentação para que pessoas e comunidades consigam melhorar o seu bem-estar de forma sustentável?
  • Existem oportunidades para que todos os indivíduos consigam alcançar o seu máximo potencial?

Obviamente quem consegue sustentar as respostas a estas questão são, em uma lista que incorpora 132 países, os países nórdicos e as democracias liberais como Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Depois, aparecem cinco membros do G7: Alemanha, Reino Unido, Japão, Estados Unidos e França.

O PIB viciado

Sabia que o Japão fica abaixo da média no que concerne ao bem-estar e oportunidades e tem baixa pontuação no que à tolerância e inclusão diz respeito?

E que os Estados Unidos ocupam a posição 23 na categoria de provimento de necessidades básicas mas, no entanto, é o quinto país quando se fala em oferecer oportunidades? 

E que o Brasil tem uma boa posição relativamente a liberdade de expressão, tolerância e acesso à saúde básica mas desce para negativo na violência, saneamento e acesso ao ensino universitário?

Como vê, e sem sombra de dúvidas, o PIB Produto Interno Bruto mede tudo menos o que é mesmo importante!

Anomia social

Teorias e práticas políticas que queiram sustentar o desenvolvimento e progresso de um país pelo PIB Produto Interno Bruto, ou seja, pelo crescimento económico criam inquestionáveis perfis de anomia social.

Sabe o que é anomia social? É o perfil com que se apresenta, neste momento, Portugal!

Além do Índice de Progresso Social, até a ONU já desenvolveu um novo índice – Índice de Desenvolvimento Humano, por considerar o PIB em decadência.

Porque o PIB Produto Interno Bruto não mede, de todo, o bem-estar. Ou por acaso o PIB é o reflexo da felicidade e da saúde dos Portugueses neste preciso momento?

Fonte da imagem

Filed Under: Sociedade Tagged With: comunicação social, estado social, Governo de Passos Coelho, Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Progresso Social, jornal online, PIB, PIB Produto Interno Bruto, porrtugal

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pobreza, reflexo da dor difícil de acabar

POBREZA Poderia Ser Eu Há milhões perambulando nas ruasNa falta de um lar pra chamar de seu:A noite fria queima a pele nua...-Poderia ser eu... Presos de uma moderna escravidão;Gente que não sabe [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in