Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Medida Estágios Emprego Contempla Violência Doméstica

23 de February de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

As candidaturas à medida estágios emprego estão abertas desde Julho, conforme refere o site Económico. Por despacho publicado em diário da república é possível perceber qual a comparticipação do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A quem se destina a medida estágios emprego em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)?

medida estágios empregosPara a candidatura à medida estágios emprego é necessário reunir algumas condições: é destinada a jovens entre os 18 e os 30 anos que tenham completado, pelo menos, o 9º ano. Igualmente pessoas mais velhas, que tenham concluído há menos de três anos o terceiro ciclo ou ensino superior que procurem novo emprego e não tenham trabalhado nos últimos 12 meses, podem candidatar-se.

Outros grupos específicos estão abrangidos nas candidaturas à medida estágios emprego, nomeadamente: pessoas com deficiência, pessoas que integrem uma família monoparental ou cujo cônjuge esteja igualmente desempregado, vítimas de violência doméstica, ex-reclusos e toxicodependentes em recuperação.

Neste momento há, no entanto, uma pergunta que se impõe: como é que as vítimas de violência doméstica provam que o foram ou são? Será este requisito uma forma de inflacionar as estatísticas ou, pelo contrário, de estimular as denúncias?

Os estágios podem durar entre nove a doze meses e o valor da bolsa depende do nível de qualificação

Da informação resultante da publicação da medida estágios emprego em Diário da república – com uma duração que pode ir de nove meses a um ano – destacam-se os custos unitários que reflectem as diferenças de valor da bolsa de estágio e da respectiva comparticipação e transporte. Estes valores variam entre 375,27 euros e 656,15 euros para as empresas que integrem estagiários sem majoração e entre 480,08 euros e 801,83 para as entidades que integrem estagiários com majoração, isto é, pessoas com deficiência, família monoparental e, entre outros, vítimas de violência doméstica.

Ademais, já é oficial que o valor da bolsa varia consoante o nível de qualificação do candidato. A comparticipação do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) é de 65% para a generalidade das situações. No entanto, este apoio público pode subir para 80% no caso de se tratar de entidades privadas sem fins lucrativos, projectos de interesse estratégico ou quando em causa estará o primeiro estágio em empresa com menos de 10 trabalhadores – e neste caso são apenas abrangidas as empresas que não obtiveram já condições mais favoráveis noutro estágio anteriormente financiado.

A comparticipação do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) na medida estágio emprego é ainda acrescida de 15 pontos percentuais (para 80% ou 95%) no caso de se confrontarem com pessoas com deficiência, vítimas de violência doméstica, ex-reclusos e toxicodependentes em recuperação.

Ao candidato a estagiário é-lhe dado igualmente o direito a subsídio de alimentação, subsídio de transporte – mas só em determinados casos – e seguro de acidentes de trabalho.

Uma vez mais, quem é o grande beneficiador desta medida? O empresário…

Filed Under: Emprego Tagged With: desemprego, estágio, IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional, medida estágios emprego, violência doméstica

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in