A falta de limpeza de ar condicionado pode tornar-se num grave problema. Além de aumentar o consumo de energia, o equipamento deixa de funcionar corretamente. A acumulação excessiva de sujidade provoca maus cheiros no ar, os quais se refletem na sua saúde, pois é provável que sofra de enxaquecas sem causa aparente.
A limpeza de ar condicionado não é apenas uma questão de higiene. Esta aumenta a durabilidade do aparelho, diminui as emissões de poluentes para o ambiente e atenua o consumo de energia. Um simples gesto pode fazer a diferença!
Respire melhor, faça a limpeza de ar condicionado!
O verão é a estação do ano em que a população mais utiliza o ar condicionado, principalmente naqueles dias demasiado quentes. As manutenções e limpeza tornam-se essenciais. Sabia que a utilização do ar condicionado encontra-se em constante crescimento, em Portugal? Isto significa que a limpeza de ar condicionado aumentou por todo o país, ou deveria ter aumentado!
O filtro do ar condicionado deve ser limpo de 30 em 30 dias, para permitirem que o ar circule livremente, pois a sujidade impede o correto funcionamento do aparelho. E um ar condicionado a trabalhar em esforço aumenta o consumo de energia. Não se esqueça de fechar as portas e as janelas quando estiver a utilizar o ar. Um ar condicionado a funcionar num local demasiado arejado não irá aquecer, ou arrefecer, o ambiente.
Para fazer a limpeza do filtro, desligue o equipamento e proceda à limpeza com um aspirador ou com água morna e sabão.
Limpeza de ar condicionado é importante para evitar maus odores!
Em dias demasiado quentes o ar condicionado pode fazer maravilhas, pois permite que aquela estufa fique fora das quatro paredes do seu lar, mas não se esqueça que, como qualquer equipamento, este necessita de manutenção para funcionar corretamente e manter a boa qualidade do ar. No entanto, mais incomodativo do que um ar condicionado a emitir ruídos e a consumir mais energia… é um ar condicionado que emite odores desagradáveis.
Os fungos que se acumulam no filtro do equipamento ao longo do tempo provocam mau cheiro. O ideal é que a manutenção seja feita, no mínimo, uma vez ao ano. Não existem motivos aparentes para deixar o seu ar condicionado sujo, porque a manutenção pode ser feita em casa. Com especificidades diversas, cada aparelho tem um modo específico de funcionamento, por isso, deve ler o manual de instruções antes de proceder à limpeza.
E lembre-se, com a utilização excessiva do ar condicionado, este deve ser limpo mais vezes, pois acumula mais sujidade e poeira. O odor desagradável deve-se a uma acumulação excessiva de resíduos no filtro. Apesar de parecerem inofensivos e passageiros, estes podem provocar dores de cabeça sem causa aparente, pois os dias quentes requerem uma maior utilização do aparelho. E arejar o local não resolve a situação, apenas vai aumentar o consumo de energia, senão pense… o que adianta ligar o ar condicionado se a janela estiver aberta? O equipamento emite temperaturas frias, mas o calor entra do exterior.
DEIXE UM COMENTÁRIO