A humidade é a grande inimiga da sua habitação, pois provoca danos na estrutura da casa, causando desconforto na divisão afetada. Existe diversos tipos de humidade. Conheça-os e saiba como solucioná-los!
Conheça os diversos tipos de humidade, aqui!
- Humidade ascendente: surge durante todo o ano, embora seja mais comum quando chove. Pode desenvolver-se tanto do
interior como o exterior da habitação: no interior sobre a forma de salitre e no exterior tende a aparecer musgo. Algumas habitações não têm uma proteção contra a humidade. Assim, quando a casa entra em contacto com a água, absorve-a bastante rápido. - Humidade pela chuva: rachas, fissuras e juntas estragadas são, claramente, manifestações exteriores deste tipo de humidade. Quanto ao interior da habitação, podem ocorrer infiltrações. Quando chove demasiado tempo, este tipo de humidade aparece com mais frequência. Ao contrário do que possa pensar, nas construções modernas surge muito este tipo de humidade, pois as paredes costumam ser duplas e, a água infiltra-se na parede exterior. Algumas más construções podem levar a que a água passe também para a parede interior, começando a surgir manchas. Chuvas fortes podem fazer aparecer manchas de humidade ou infiltrações.
- Humidade ocasionada por fugas na canalização: surgem círculos húmidos ou áreas com bolores. Esta surge, frequentemente, perto de equipamentos sanitários, como banheiras. O problema torna-se difícil de solucionar, pois muitas canalizações encontram-se dentro das paredes, não sendo possível detetar o local exato. Verificar o contador de água à noite e de manhã permite saber se existe fuga, mas não soluciona o problema.
- Humidade por condensação: aparecem manchas com aspeto irregular, sob a forma de bolor e é comum cheirar a mofo. É uma humidade característica das estações mais frias, por isso, prepare-se que ela pode aparecer a qualquer altura.
- Humidade na construção: ao contrário do que possa pensar, a humidade não é característica das casas mais antigas. Os materiais de construção utilizados atualmente podem conter alguma humidade, por isso, se construiu habitação recentemente, é aconselhável esperar um ano até realizar obras. A utilização de um desumidificador pode ajudar neste tipo de situações.
Dicas que fazem toda a diferença: livre-se da humidade!
O inverno é, por excelência, a estação mais fria do ano, na qual tende a aparecer humidade na sua casa. Conheça algumas dicas que podem ajudar a livrar-se da humidade:
- Sempre que possível areje bem a casa, abra as janelas e deixe o ar circular. Os dias mais quentes são ótimos para colocar os objetos mais propícios ao aparecimento de bolor, a apanharem ar.
- Evite que o frio e a humidade entrem na sua casa. Recorra ao silicone para tapar pequenas entradas de ar.
- A humidade é mais frequente em divisões maiores, por isso, é nelas que deve colocar um desumidificador. A humidade surge com mais frequência na casa de banho.
- Nas divisões mais pequenas, armários e roupeiros, coloque absorventes de humidades. São baratos, não gastam energia e fazem pequenos milagres.

DEIXE UM COMENTÁRIO