Como criar um ID de controlo Google Analytics?
Apesar de o Google Analytics ter tanta importância – inclusive na definição de uma correcta estratégia de marketing digital e na captação de novas oportunidades de negócio -, as vantagens desta ferramenta só serão plenamente desfrutadas, caso haja a criação de um ID de controlo, uma identificação que facilita a consulta dos resultados de um determinado site ou de uma aplicação móvel. Para obter este ID, deve começar por se dirigir à homepage do Analytics, clicar em iniciar sessão e fazer o login com a conta Google.
Eis que chega à página principal da sua conta no Google Analytics, na qual tem de clicar no menu superior «Admin». Seguidamente, surge uma coluna à esquerda, na parte superior, onde se encontra um dropdown menu, um espaço que inclui todas as listagens das empresas associadas à sua conta.
Quando clicar nesse menu, surge a respectiva parte inferior e, de seguida, tem de escolher o link «Criar nova conta». Na definição do ID, é fundamental escolher se se deseja controlar um website ou uma aplicação móvel e preencher correctamente todos os dados relativos à configuração da conta (o URL, o nome e a categoria são apenas alguns dos exemplos). Nunca esquecer que, no final, também é obrigatório seleccionar o fuso horário mais correcto.
Depois de rever e confirmar se as informações estão preenchidas de forma correcta, só falta clicar em «Obter ID de controlo», ler e aceitar os termos e as condições do contrato apresentado. Finalmente, poderá encontrar o seu ID de controlo no topo da página e, um pouco mais abaixo, o código de javascript que tem de colocar no header do site para poder controlá-lo eficazmente.
Como testar a inserção do ID de controlo do Google Analytics?
Após a criação do ID de controlo, é aconselhável testar a inserção desta identificação no Google Analytics. Procurar, na caixa de pesquisa – no canto superior direito –, pelo nome do projecto para o qual criou o ID é o primeiro passo. Após aceder ao projecto e entrar no menu lateral, deve clicar em Real Time e depois em Overview.
A próxima etapa é abrir o respectivo site noutro separador, aguardar alguns segundos e regressar à página anterior do Google Analytics. Na parte central do Overview, é possível constatar algumas das principais vantagens de ter esta ferramenta, com um ID de controlo: afinal, os administradores de um determinado site imediatamente conseguem saber a quantidade de internautas que está a visitar o portal nesse preciso momento e a partir de que plataformas.
Estes dados têm uma extrema relevância, uma vez que até podem estar na origem da definição de novas estratégias de marketing digital. Por exemplo, se uma boa parte dos visitantes contactar o site através de tablets ou de outros dispositivos móveis, é melhor começar a pensar em apostar na criação de um portal mobile-friendly, ou seja, perfeitamente adequado a esses meios de informação e de comunicação.
Para conhecer ainda melhor o perfil de quem visita o seu site, há um quadro que enumera quantos utilizadores se encontram a visualizar cada uma das páginas. Trata-se de uma ferramenta fundamental para saber que tipo de conteúdos é que acaba por gerar mais interesse aos visitantes.
De resto, no lado direito do Overtime, há um gráfico que mostra a entrada dos utilizadores, ao segundo. Por outro lado, este espaço ainda disponibiliza outras informações tão importantes para a definição de quem nos visita, como a origem (quer no próprio país, quer no mundo) ou as palavras-chave que conduziram os internautas até a esse portal.
Como ligar a sua conta do Google Analytics à sua conta Webmaster Tools?
É igualmente importante saber como ligar a sua conta de Analytics à sua conta Webmaster Tools. Afinal, com esta ligação, torna-se possível verificar o Webmaster Tools, a partir do Analytics.
Mais uma vez, o processo é bastante simples. Ao entrar na página inicial do Google Analytics, deve-se clicar – no topo dessa página – na área «Admin». Logo a seguir, encontra-se o espaço «Conta», no qual há um dropdown menu.
Depois de clicar na respectiva seta, é só introduzir o nome do cliente ou da página, na caixa de pesquisa entretanto apresentada, e escolher o resultado pretendido para que se abra o painel de controlo dessa conta. Entretanto, na área de «Propriedade», clica-se em «Definições de Propriedade» e, no final dessa página, encontra-se o parâmetro «Website das Ferramentas para o Webmaster do Google» e clica-se em «Editar».
Finalmente, após escolher a conta para a qual se pretende activar os dados, deve-se dirigir até ao fundo da página e clicar em «Guardar». Seguidamente, é só dirigir-se à opção «Nas Definições de Propriedades», encontrar o parâmetro «Visualização de propriedade predefinida», carregar na seta do dropdown menu, seleccionar a checkbox que se situa no fim deste menu e clicar, mais uma vez, no botão «Guardar», que se encontra no fundo da página.

DEIXE UM COMENTÁRIO