Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Ensino Online: o ideal equilíbrio dos intervenientes

21 de January de 2019 by olinda de freitas Leave a Comment

ensino online

Falar de modelos de ensino online implica perceber que tipos de modelos existem, já que estão ligados a pedagogias diferentes e ao modelo de interacção a que possam estar sujeitos. Há autores que descrevem três modelos de organização do ensino, sublinhando tratar-se de modelos apresentados de forma “teoricamente pura” e, portanto, difíceis de encontrar na realidade enquanto tal.

Ensino online

O ensino online é, cada vez mais, uma opção útil para quem tem pouco tempo, ou não pode frequentar regimes presenciais por diversos motivos, e que, ao mesmo tempo, não quer abdicar de aprender ou simplesmente de tirar cursos (que pode não ser aprender).

Recursos como, por exemplo, a plataforma moodle permitem o ensino online, onde é possível aceder a material pedagógico, fóruns e chats para discussões, debates e trabalhos de grupo e ainda ao acompanhamento por professores especializados que, à partida, se comprometem a responder a todas as suas dúvidas.

Modelos de ensino online mais centrados no Professor

Estes primeiros modelos estão, como referem os autores, mais centrados no Professor e tendem a efectuar uma transferência das técnicas, das estratégias e dos métodos do ensino presencial para o ensino online, recorrendo às novas tecnologias de informação. Estes modelos mais centrados no professor caracterizam-se por se centrarem mais no ensino do que na aprendizagem, ou seja, apoiam-se num modelo de ensino baseado na transmissão de informação adoptando as mesmas estratégias de ensino agora mediatizadas por uma ferramenta tecnológica – sendo esta a utilização mais corrente.

Modelos mais centrados na Tecnologia

Os segundos modelos são os mais centrados na Tecnologia: estes modelos são centrados na ferramenta tecnológica adoptada, atribuindo um papel secundário quer ao professor quer ao estudante. Na perspectiva destes autores, o professor converte-se num mero fornecedor de conteúdos e o aluno num mero utilizador dos mesmos desempenhando aqui, a tecnologia, um papel de mera transmissora do conhecimento no ensino online.

Modelos mais centrados no Estudante

Em relação aos modelos mais centrados no Estudante: estes modelos inscrevem-se numa tendência contemporânea em que se valoriza que a instituição de ensino passe a centrar-se na figura do estudante e não na do professor, embora na realidade reflictam mais uma intenção do que uma prática. Actualmente, os modelos mais centrados no estudante baseiam-se, sobretudo, na auto-formação e na auto-aprendizagem no ensino online.

Os três modelos de ensino online juntos

É, portanto, e segundo os autores que defendem esta teoria, o ponto de confluência entre estes três intervenientes – o meio, o professor e o estudante -que permite que se determine o modelo de que mais se aproxima uma instituição.

E qual seria o modelo perfeito?

Falar em perfeição no ensino, e no ensino online, talvez seja demasiado exigente. Mas pode-se falar em equilíbrio. E um modelo equilibrado seria aquele em que cada um destes três aspectos teria o mesmo peso e a mesma medida, todos fundamentais, sem que cada um se sobrepusesse aos restantes no processo de ensino online.

Imagem

Filed Under: Formação Online Tagged With: alunos e professores, aprendizagem remota, cursos, cursos online, e-learning, ensino online, modelos de ensino online, moodle, tecnologias

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Já pensou em fazer uma formação em marketing?

Já reparou na onda de marketing que atravessa os seus olhos desde o momento em que acorda até à hora em que se deita? Já se apercebeu que, nas suas viagens para o trabalho, para o cinema ou para o [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in