Apresentamos algumas das provas em que os carros são customizados, e os pilotos são levados aos extremos das suas capacidades. Quem diz que o drift, não é particularmente uma prova interessante? Quem diz isso provavelmente não viu ainda como alguns meninos podem fazer rugir os motores!
Drift ou Drifting é uma técnica de direcção de carros que consiste em deslizar nas curvas fazendo a traseira deslizar.
A arte é girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre na direcção oposta à curva. Controlando sempre a derrapagem para fazer o carro andar de lado.
O drift não é propriamente novo, sendo que se iniciou há 38 anos, em 1970. O drift modern teve início no “All Japan Touring Car Championship races”, e quem terá sido o criador desta técnica? Claro, o legendário piloto Kunimitsu Takahashi.
Ele ficou famoso pelo seu “apex” (o ponto onde o carro esta mais perto da curva) em alta velocidade, derrapando na curva e saindo dela numa velocidade acima do normal. Esta técnica só podia vir do Japão (estes japoneses são doidos!!!) .
Essa modalidade também foi levada para a rua, onde um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ficou particularmente interessado no drift de Takahashi. Tsuchiya começou a praticar suas técnicas de drift nas montanhas do Japão e rapidamente ganhou uma grande reputação.
1977 foi o ano em que concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya, o que motivou muitos fãs a tornarem-se profissionais nessa modalidade! E em 1988 apareceu a primeira prova de drift oficial.
Ok, para quem diz que levar um carro a fazer uma derrapagem longa e bem elaborada é fácil, obviamente não sabe do que fala!
Para fazer drift é preciso carro com tracção traseira, alguns utilizam tracção dianteira, mas não é propriamente drift, é power sliding.
Agora vamos mostrar-lhe alguns movimentos mais básicos do drift. Atenção a quem quiser experimentar estes movimentos: não é para fracos, é para os que têm “kit de unhas”.
- Drifting básico
- Power over
- Side
- Braking
- Drift por redução de marcha
- Acel off
- Furikai
- Manji
- Dirt drop
- Clutch kick
- Changing side swing
- Choku dori
- Kansei
- Dynamic drift
Falta só falar da parte mais importante de tudo: Os carros!
Para se efectuar a manobra drift o carro tem que ser leve – o seu peso e como o peso está distribuído é de facto uma das primeiras questões vistas e revistas, para segurança não só do público mas também do piloto.
Mas os drifters utilizam os carros locais, ou seja, do país que acolhe a prova. O que eu acho muitíssimo bem pois dá imenso valor aos carros do seu país!
No Japão os carros mais usados são o Nissan Silvia, Nissan 350z, Toyota AE86, Mazda RX-7, Nissan Laurel, Nissan Skyline (com tração traseira), Nissan Fairlady Z, Toyota Altezza, Toyota Soarer, Honda S2000, Mazda Miata, Toyota Supra, Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer Evolution (ok, um ou dois “meninos” desses eu aceitaria de bom grado!).
Nos EUA utilizam versões locais de carros, tais como, Nissan 240SX e o Corolla GT-S de Toyota, e carros americanos de alta desempenho como o Dodge Viper, muscle cars como o Dodge Challenger ou o Ford Mustang. Provas de outras partes do mundo, trazem até nós o Ford Sierra (Ucrânia e Irlanda), o BMW Série 3 (em outras partes da Europa) ou Volvos.
Normalmente os carros FWD (tracção dianteira) não são permitidos em provas de D1GP, e os carros AWD (com tracção nas quatro rodas, conhecidos também como 4WD ou 4×4), como o Subaru Impreza WRX STi, e Mitsubishi Lancer Evolution possuem drift de ângulos bem diferentes, porém, carros como o Impreza e o Lancer podem ser convertidos para RWD para poderem competir nesses torneios.
Fonte Imagem: wikipedia
DEIXE UM COMENTÁRIO