Sobretudo Saber Mais Sobre Tudo

Comunidade onde podemos debater todos os assuntos, todas as matérias, todas as áreas, a todo o momento. Partilhar, debater e aprender. Saiba mais

  • ARTE
  • NEGÓCIOS
  • LAZER
  • CONHECIMENTO
  • AMBIENTE
  • DESPORTO
  • SAÚDE

Drift e Tuning, um mundo onde só o aspecto não conta!

10 de February de 2019 by Débora Pereira Leave a Comment

 

Team Drift - driftingApresentamos algumas das provas em que os carros são customizados, e os pilotos são levados aos extremos das suas capacidades. Quem diz que o drift, não é particularmente uma prova interessante? Quem diz isso provavelmente não viu ainda como alguns meninos podem fazer rugir os motores!

Drift ou Drifting é uma técnica de direcção de carros que consiste em deslizar nas curvas fazendo a traseira deslizar.

A arte é girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre na direcção oposta à curva. Controlando sempre a derrapagem para fazer o carro andar de lado.

O drift não é propriamente novo, sendo que se iniciou há 38 anos, em 1970. O drift modern teve início no “All Japan Touring Car Championship races”, e quem terá sido o criador desta técnica? Claro, o legendário piloto Kunimitsu Takahashi.

Ele ficou famoso pelo seu “apex” (o ponto onde o carro esta mais perto da curva) em alta velocidade, derrapando na curva e saindo dela numa velocidade acima do normal. Esta técnica só podia vir do Japão (estes japoneses são doidos!!!) .

Essa modalidade também foi levada para a rua, onde um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ficou particularmente interessado no drift de Takahashi. Tsuchiya começou a praticar suas técnicas de drift nas montanhas do Japão e rapidamente ganhou uma grande reputação.

1977 foi o ano em que concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya, o que motivou muitos fãs a tornarem-se profissionais nessa modalidade! E em 1988 apareceu a primeira prova de drift oficial.

Ok, para quem diz que levar um carro a fazer uma derrapagem longa e bem elaborada é fácil, obviamente não sabe do que fala!

Para fazer drift é preciso carro com tracção traseira, alguns utilizam tracção dianteira, mas não é propriamente drift, é power sliding.

Agora vamos mostrar-lhe alguns movimentos mais básicos do drift. Atenção a quem quiser experimentar estes movimentos: não é para fracos, é para os que têm “kit de unhas”.

  • Drifting básico
  • Power over
  • Side
  • Braking
  • Drift por redução de marcha
  • Acel off
  • Furikai
  • Manji
  • Dirt drop
  • Clutch kick
  • Changing side swing
  • Choku dori
  • Kansei
  • Dynamic drift

Falta só falar da parte mais importante de tudo: Os carros!

Para se efectuar a manobra drift o carro tem que ser leve – o seu peso e como o peso está distribuído é de facto uma das primeiras questões vistas e revistas, para segurança não só do público mas também do piloto.

Mas os drifters utilizam os carros locais, ou seja, do país que acolhe a prova. O que eu acho muitíssimo bem pois dá imenso valor aos carros do seu país!

No Japão os carros mais usados são o Nissan Silvia, Nissan 350z, Toyota AE86, Mazda RX-7, Nissan Laurel, Nissan Skyline (com tração traseira), Nissan Fairlady Z, Toyota Altezza, Toyota Soarer, Honda S2000, Mazda Miata, Toyota Supra, Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer Evolution (ok, um ou dois “meninos” desses eu aceitaria de bom grado!).

Nos EUA utilizam versões locais de carros, tais como, Nissan 240SX e o Corolla GT-S de Toyota, e carros americanos de alta desempenho como o Dodge Viper, muscle cars como o Dodge Challenger ou o Ford Mustang.  Provas de outras partes do mundo, trazem até nós o Ford Sierra (Ucrânia e Irlanda), o BMW Série 3 (em outras partes da Europa) ou Volvos.

Normalmente os carros FWD (tracção dianteira) não são permitidos em provas de D1GP, e os carros AWD (com tracção nas quatro rodas, conhecidos também como 4WD ou 4×4), como o Subaru Impreza WRX STi, e Mitsubishi Lancer Evolution possuem drift de ângulos bem diferentes, porém, carros como o Impreza e o Lancer podem ser convertidos para RWD para poderem competir nesses torneios.

Fonte Imagem: wikipedia

Filed Under: Desporto Automovel Tagged With: corridas de camiões, corridas de carros clássicos, corridas de carros de desporto, corridas de carros de turismo, corridas de drift, corridas de monoposto, corridas de stock cars, corridas lineares, corridas na neve, rampas

DEIXE UM COMENTÁRIO Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Desportos Motorizados: Furor no Circuito de Atalhada

Os desportos motorizados podem ser motivo de atracção turística - exemplo disso é o Circuito da Atalhada, uma iniciativa da Câmara Municipal de Penacova que pretende através de uma pista de au [Continuar a Ler]

DESPORTO

Tags

actividades culturais agências de viagem alojamento alojamento mobilado para turistas Ambiente amor Arcos de Valdevez bares campos de férias colocação de pessoal Cultura defesa do ambiente desemprego estágio Europa experiências pessoais frustração férias História investigação científica livros locais de alojamento locais de alojamento de curta duração Marketing Digital mergulhadores operadores turísticos parques de campismo parques de caravanismo poluição quente e frio restaurantes saúde selecção de pessoal serviços de reservas Sociedade Spa topmic turismo Trabalho trabalho temporário turismo turismo no espaço rural veículos veículos automóveis viagens à volta do mundo água

CONTACTE-NOS

Pesquise

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in