Os serviços prestados através de um gabinete de contabilidade em Lisboa, ou também de contabilidade em Almada, são muito importantes – tão importantes a ponto de poderem evitar ou provocar fraudes fiscais como é possível verificar na notícia adiantada no site Público.
O modo de actuação das empresas de contabilidade em Lisboa, e dos respectivos TOC, Técnicos Oficiais de Contas, consistia na aquisição intracomunitária de mariscos (camarão), que os registavam, segundo declarações da GNR, na contabilidade através de facturas de empresas fantasma nacionais. Passando por aquisições no mercado nacional, a intenção era a de fabricar IVA dedutível.
Terá sido detectado que as empresas portuguesas que comercializam o marisco em Portugal efectuavam vendas com recurso a várias séries de facturação. No entanto, na contabilidade em Lisboa só se encontravam registadas uma delas, havendo omissão das vendas e a não entrega do IVA, liquidado nas restantes facturas, ao Estado.
Contabilidade em Lisboa: serviços que manuseiam muito dinheiro e muita responsabilidade
As empresas de contabilidade, nomeadamente empresas de contabilidade em Lisboa, manuseiam muito dinheiro e têm acesso a muitos documentos e operações de enorme responsabilidade imprescindíveis a qualquer negócio, nomeadamente:
- documentos de suporte contabilístico;
- comprovativos das operações económicas e financeiras ocorridas nas empresas;
- controlo de actividade administrativa como análise de documentos e preparação do dossier de contabilidade corrente;
- registo informático pela classificação e registo informático de documentos;
- controlo de Contas Correntes de Terceiros pela análise dos extractos de fornecedores/clientes e outros devedores e credores;
- controlo de fundo de caixa;
- conciliações bancárias;
- apuramento anual das amortizações;
- serviços de fiscalidade pelo aconselhamento na aplicação da legislação em vigor e apoio na escolha do adequado enquadramento fiscal;
- apoio administrativo na área da facturação;
- apoio administrativo na área de controlo de contas correntes;
- apoio administrativo na área de contas bancárias;
- apoio administrativo nos relatórios periódicos de gestão de cada empresa através, por exemplo, de análises SWOT;
- elaboração de planos de negócios;
- análises de viabilidade económica;
- análises de risco;
- estudo sobre possibilidades de financiamentos;
- análise dos apoios / incentivos financeiros estatais e da UE disponíveis;
- candidaturas para incentivos do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) e do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional).
Investigações de combate à Fraude em Empresas de Contabilidade em Lisboa: uma operação em grande
De acordo com a notícia, estiveram envolvidos na referida operação de combate à fraude 53 inspectores tributários da DSIFAE e Direcção de Finanças de Lisboa, 115 investigadores da Unidade de Acção Fiscal da GNR, 15 investigadores do Comando Territorial da GNR de Lisboa e três técnicos do Núcleo de Informática Forense da AT.
Terá sido uma operação em grande cujas investigações vão continuar: o objectivo será determinar o valor total do dano tributário para o Estado e a responsabilização penal das empresas de contabilidade em Lisboa e respectivos Técnicos Oficiais de Contas.