Os chamados cosméticos amigos do ambiente têm vindo a conquistar cada vez mais adeptos. A chamada cosmética biológica utiliza matérias-primas naturais e todo o processo de elaboração do produto à embalagem respeita o meio ambiente. É a simbiose perfeita entre beleza e ecologia.
Como saber se um cosmético é amigo do ambiente?
A maioria dos cosméticos incluí na sua composição ingredientes naturais, no entanto, isto não significa que é amigo do ambiente, os cosméticos necessitam que para além de utilizar ingredientes naturais, estes tenham sido obtidos sem danos físicos e/ou ambiental, sem recurso a pesticidas, aditivos ou quaisquer outros compostos químicos.
No que diz respeito à composição dos cosméticos, ele é considerado biológico ou amigo do ambiente se for constituído por 95% (minimo) de ingredientes de origem natural, que 95% dos compostos de origem vegetal sejam provenientes de agricultura biológica e não contenha aditivos sintéticos como parabenos, silicones, corantes e perfumes (a maioria tem esta característica destacada na embalagem).
Processo de obtenção dos cosméticos amigos do ambiente
Em relação ao processo de obtenção dos cosméticos, este não pode utilizar pesticidas nem quaisquer substâncias químicas e tem que garantir que não é potencialmente poluente. Neste caso, são regras tanto para a obtenção dos cosméticos como para a obtenção das embalagens e distribuição. Isto significa que, na maioria das vezes encontramos embalagens recicladas e muito simples deixando adivinhar um processo pouco poluente,
Outra das características dos cosméticos amigos do ambiente é não ser testado em animais, característica esta que normalmente se encontra destacada nas embalagens.
O selo de garantia
Quando os cosméticos reúnem as características necessárias para ser considerado “bio” é acompanhado de um selo característico dado pela empresa reguladora do país de origem, se os cosméticos não possuírem selo, então não será 100% “bio”.
Em Portugal a cosmética biológica ainda não se encontra devidamente legislada, é necessário por isso estar atento aos rótulos do produto para identificar as características acima descritas. Se um produto se diz “amigo do ambiente” mas na sua constituição apresenta derivados do petróleo como as parafinas e silicones, ou ainda, não possui ingredientes provenientes na grande maioria de agricultura biológica, então não está perante um cosmético “bio”.
Vantagens da utilização de cosméticos amigos do ambiente
A utilização de cosméticos biológicos tem a grande vantagem de reduzir os riscos de alergia, nomeadamente em pessoas cuja pele é mais sensível, são também altamente eficazes devido à alta concentração de ingredientes ativos, com apenas a desvantagem de possuírem um prazo de validade curto, uma vez que não possuem conservantes na sua constituição.
Como exemplo de marcas que têm como base a comercialização de produtos biológicos, temos a mundialmente conhecida The body shop. Esta marca apoia-se em valores ecológicos e sustentáveis, tais como, não realizar testes em animais, ser amiga do meio-ambiente e criar uma produção sustentável dos ingredientes usados. Aqui encontra uma vasta gama de cosméticos como, linhas de cremes de rosto, geles de banho, exfoliantes, fragrâncias, entre outros, assim como, uma linha de maquilhagem, tudo 100% biológica.
DEIXE UM COMENTÁRIO