As redes sociais vieram para ficar e é inevitável termos algum tipo de presença online. No entanto, de que forma essa presença poderá afectar os nossos relacionamentos?
A necessidade de estar online
Hoje em dia qualquer pessoa que tenha conta numa rede social tem uma vida dupla: a vida offline e a vida online. No entanto, é cada vez mais comum as pessoas darem mais atenção á sua vida online. Muito porque querem estar a par de todas as publicações ou comentários dos amigos, das novidades das suas marcas preferidas, dos seus clubes de futebol, das duas bandas de eleição, etc.
Porém dedicar tanto tempo às redes sociais impede que as pessoas invistam nas suas vidas offline e isso afecta claramente os relacionamentos e a personalidade de cada um acabando por condiciona-los. O resultado disso é pessoas cada vez mais introvertidas, sem capacidade para estarem e comunicarem.
Wi-Fi em qualquer lado, o que veio mudar?
No entanto, se antes apenas era possível estar online através de um computador, com a aplicação de Wi-Fi em quase todos os locais públicos essa fronteira desapareceu por completo. Podemos estar num café com uma mesa rodeada de amigos e ao mesmo tempo saber o que se passa na rede social onde estamos conectados, uma vez que um telemóvel, um tablet ou um portátil é o suficiente para estar sempre actualizado.
Todavia, note que este acto pode causar um sentimento negativo nas pessoas que o rodeiam, pois estas podem sentir-se ignoradas e negligenciadas ao percebem que está a mostrar mais interesse pela sua vida online do que pela sua vida offline.
O impacto das redes sociais nas nossas vidas
Ao criarmos conta numa rede social implica facultarmos dados e informações pessoais. Se decidirmos permitir que essas informações sejam públicas, estamos a dar fácil acesso a coisas que anteriormente ninguém teria.
Assim, é necessário que as pessoas saibam ser discretas nas informações que fornecem para que terceiros não tenham facilidade em interferir nos seus relacionamentos.
É muito comum surgirem relatos de casais que acabaram namoros devido a ciúmes e desconfianças de coisas que acontecem nas redes sociais. Embora os relacionamentos com três anos ou menos sejam mais vulneráveis motivos com comentários de pessoas do sexo oposto em publicações e/ou fotos de namorados (as), aceitação de pedidos de amizade de ex-namorados (as), mudança no status de relacionamento são os mais apontados para fim de qualquer namoro, uma vez que este tipo de actos leva a que a pessoa desconfiada fique mais atenta a cada passo do parceiro em busca de mais informações.
No entanto num tudo é mau na utilização de redes sociais, pois estas permitem aproximar pessoas que estão fisicamente longe umas das outras. Através de publicações ou mensagens no chat é possível quebrar distâncias em segundos e comunicar com alguém que está do outro lado do mundo sendo possível, assim, juntar amigos ou familiares que não teriam outra forma de comunicar.
Resumo
Em suma, as redes sociais tornaram-se vitais para todas as pessoas uma vez que, a cada dia que passa, mostram mais um sem fim de informações sobre quem está ligado a nós. Isto torna-se fascinante mas intimidador ao mesmo tempo.
Por isso, mantenha a sua presença online controlada e não deixe que a sua vida offline seja esquecida porque, apesar de não haver forma de controlar o tempo que se passa nas redes sociais, cabe a cada um tomar consciência de cada passo que dá nesse meio e saber que isso afectará de alguma forma a sua vida.

DEIXE UM COMENTÁRIO