Células estaminais, toda a gente fala delas mas poucos são aqueles que sabem realmente o que são. Células estaminais são acima de tudo células que não se encontram diferenciadas, isto é, que ainda não são “nada” e podem ser tudo.
Células estaminais. O que são?
Quando existe a fecundação de um óvulo com um espermatozóide, dá-se início a uma multiplicação celular de forma a ser possível gerar um ser. As células que resultam desta fecundação são chamadas de células estaminais embrionárias e encontram-se num estado de indiferenciação, que devido a variados factores vão dar origem às várias células do corpo, como células que constituem o fígado – os hepatócitos ou as células do coração – os cardiomiócitos.
Os diferentes estádios da diferenciação
As células estaminais embrionárias encontram-se no mais baixo estado de diferenciação possível, ou seja, qualquer uma destas células se pode diferenciar nas várias células existentes do novo ser.
Quando estas se encontram sob condições específicas vão se diferenciando nos vários tipos de células existentes, constituindo assim os vários órgãos.
No entanto, existem células estaminais chamadas de células estaminais adultas que apesar de se encontrarem num estado de diferenciação avançado onde não podem dar origem a qualquer célula do corpo são responsáveis pela renovação das células dos vários órgãos.
Células estaminais adultas
As chamadas células estaminais adultas encontram-se presentes nos vários órgãos como fígado, coração ou pele e que se encontram num estado de latência indiferenciadas até que sejam necessárias para a renovação de determinado órgão.
Por exemplo, a pele é formada por várias camadas sendo que a camada visível é constituída maioritariamente por células mortas que serão substituídas por novas células.
Confuso?
Concluindo: Células estaminais embrionárias versus adultas
Em traços gerais: Existem dois tipos de células estaminais, as células estaminais embrionárias e as células estaminais adultas.
As primeiras são resultantes da fecundação do óvulo com o espermatozóide e que se encontram em total estado de indiferenciação até serem sujeitas a determinados fatores como o meio ou vias de sinalização presentes e diferenciarem-se nos vários tipos de células presentes no novo ser.
As células estaminais adultas, são aquelas que já atingiram um determinado estado de diferenciação, mas que são responsáveis pela renovação celular dos vários órgãos. Isto é, uma célula estaminal adulta de um hepatócito é responsável pela renovação do fígado mas nunca poderá ser responsável pela renovação da pele.
DEIXE UM COMENTÁRIO