A gestão de resíduos de pilhas e acumuladores, em Portugal, é feita pela Ecopilhas – uma sociedade sem fins lucrativos. E se os principais Produtores de Pilhas e Acumuladores que operam no mercado português se tivesse unido? E uniram!, dando origem à Ecopilhas cujo objectivo assenta na gestão do sistema integrado de pilhas e acumuladores usados (SIPAU).
O que faz, então a Ecopilhas?
Licenciada como entidade gestora, pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território em decisão de 14 de Outubro de 2002, a função principal da Ecopilhas é assegurar o funcionamento do SIPAU – pela gestão de resíduos de pilhas e acumuladores – através de um conjunto de operações que asseguram:
- a recolha selectiva;
- a armazenagem temporária;
- a triagem;
- a reciclagem das pilhas e acumuladores recolhidos.
Como aderir à Ecopilhas?
- O primeiro passo para aderir à Ecopilhas, no sentido de lhe fazerem a gestão de resíduos de pilhas e acumuladores, será efectuar o registo como empresa utilizadora, aqui;
- De seguida, será necessário aceder à área de trabalho de Produtores, com a palavra-passe e o nome do utilizador que recebeu no seu e-mail quando se registou;
- Na área de trabalho, preencha a Declaração de vendas;
- Quando a declaração de vendas estiver concluída, ou fechada, não se preocupe com mais nada relativamente ao serviço de gestão de resíduos de pilhas e acumuladores: a Ecopilhas elaborará o contrato.
Como funciona exactamente a Ecopilhas
A Ecopilhas recorre a empresas, sediadas na União Europeia, especializadas em reciclagem de pilhas e acumuladores usados. Estas empresas de reciclagem estão devidamente licenciadas para a actividade e asseguram o tratamento global das pilhas e acumuladores usados, fornecendo provas documentais dos trabalhos realizados sobre a gestão de resíduos de pilhas e acumuladores. Este trabalho envolve processos denominados tecnologicamente de Pirometalúrgicos.
Quais as vantagens da reciclagem de pilhas e acumuladores usados?
A prevenção, claro. Siga o meu raciocínio: a reciclagem exige selecção através da recolha. Ao seleccionarmos através da recolha estamos a evitar o depósito descontrolado das pilhas e acumuladores usados. É ou não é assim que também se previne a poluição?
A segunda vantagem é a da sustentabilidade. Reciclar significa recapturar materiais (no caso das pilhas, manganês, zinco, aço e carbono), que voltam a ser usados em processos produtivos sem que seja necessário retirá-los da natureza. Isto inibe, e muito, a exploração mineira e a contribuição para a escassez de recursos!
Bem visto, na prática, a reciclagem significa apenas não gastar com tanta rapidez as reservas daquilo que é, para nós, tão precioso.

DEIXE UM COMENTÁRIO