X

Tagine de frango é destaque em comida marroquina

Apesar de ser uma das regiões que mais se situa perto de Portugal, há inúmeras diferenças culturais entre Marrocos e o nosso país, nomeadamente na área da gastronomia. Daí que seja tão interessante explorar esse universo de sabores e entender quais são as principais maravilhas da comida marroquina que encantam tantos paladares em todo o mundo.

Saiba mais sobre comida marroquina, graças ao blog Paixões de Isabe

Tagine de frango com limão e azeitonas: uma das principais estrelas da comida marroquina

Eis um dos pratos mais icónicos em Marrocos: a tagine de frango com limão e azeitonas. Estes são os ingredientes necessários para preparar esta comida marroquina em duas doses:

. Duas pernas de frango

. Uma lata de azeitonas verdes descaroçadas

. Duas colheres de sobremesa de mistura de especiarias ras el hanout

. Três dentes de alho

. Sal q.b.

. 300 gramas de couscous de cevada

. Dois peitos de frango

. Duas colheres de sopa + um fio de azeite

. Uma cebolinha

. Uma colher de sopa de preserved lemons

. Uma colher de sopa de creme de cassis (em alternativa, também se pode utilizar Vinho do Porto)

Em primeiro lugar, deve-se preparar ras el hanout e preserved lemons. De seguida, numa pequena caçarola, é necessário levar duas colheres de sopa de azeite ao lume e juntar duas colheres de sobremesa da mistura de especiarias – o ras el hanout. Pode optar por colocar as especiarias que desejar ou então aquelas que tiver em casa. O ras el hanout tem de contar sempre com sabores bem diferentes e fortes.

Peça mais informações sobre culinária com o blog Paixões de Isabel

Quais são as outras etapas para preparar esta tagine?

Levar o ras el hanout ao lume sem parar de mexer e vertê-lo sobre o frango previamente enxugado são os passos seguintes. Depois, o melhor é envolver bem a carne, através das mãos. De resto, antes de se colocar o frango na caçarola, tem de se fazer umas leves golpadas, recorrendo-se a uma faca de carne, para que todas as especiarias penetrem melhor. Durante uma hora, o frango fica a marinar.

Ao começar a cozinhar o frango, deita-se mais um fio de azeite numa panela de fundo pesado. Esse azeite deve ser aquecido em lume brando e, seguidamente, aplicado no frango. A seguir, deixa-se alourar – juntando-se um bocadinho de sal –, reduz-se o lume, adiciona-se a cebolinha e o alho, cobre-se a panela e deixa-se cozinhar lentamente no decorrer de 15 minutos.

Finalmente, é obrigatório destapar a panela e virar cada uma das peças de frango, juntando-se ainda o limão, as azeitonas e ainda um pouquinho de creme de cassis ou de Vinho do Porto. A seguir, deve-se evaporar e adicionar água, caso sinta que o prato está muito seco.

Deixar levantar fervura, reduzir o lume, voltar a cobrir a panela e fervilhar mais trinta minutos até o frango ficar tenro e bem cozido são as últimas etapas. Ah, não se esqueça de juntar coentros e de servir com couscous!

Fonte: SAPO Lifestyle

Descubra outras receitas de comida marroquina, através do blog Paixões de Isabel

Igor José Garcia Pires: Com uma licenciatura em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Igor Pires tem colaborado como freelancer em várias publicações, como a revista de bordo da TAP Portugal «Up Magazine», o jornal regional «O Correio da Linha» ou a revista «Feel It». Graças à Made2Web, descobriu, recentemente, uma nova paixão na área da comunicação: o copywriting. Foi amor à primeira vista e parece que ainda vai durar algum tempo… Quando não está obsessivamente em frente ao computador a escrever mais um texto, gosta de ocupar os seus tempos livres com filmes, livros, músicas e passeios à beira-mar.