X

Peugeot inaugura posto de energia fotovoltaica

Demonstrando mais uma vez a sua preocupação com a mobilidade sustentável – e mais propriamente com os veículos eléctricos –, a Peugeot, juntamente com a Driveco (especialista francesa neste segmento), criou um posto de abastecimento do futuro para esse tipo de meios de transporte: trata-se do Parasol Driveco, uma estação de carregamento de energia fotovoltaica universal.

                               

Parasol Driveco abastece carros e motos, entre outros veículos eléctricos

Inaugurado no passado mês de Maio, o posto é uma estrutura de madeira, com 150 metros quadrados, que integra 88 painéis de energia fotovoltaica e um conjunto de baterias de iões de lítio que gera e armazena a energia proveniente do Sol.

Embora seja apenas dirigido a veículos eléctricos, o Parasol Driveco não deixa de ser versátil, visto que tanto pode abastecer motos e carros, como autocarros e carrinhas. Enquanto estão a carregar, todos os meios de transporte são cobertos, através de umas sombras protectoras.

O posto é gerido pelo sistema de gestão de energia inteligente smart grid da Peugeot Design Lab. Sendo assim, é possível carregar, ao mesmo tempo, até sete veículos, independentemente da hora do dia ou da noite. O tempo de carga depende da escolha do modo: entre o normal e o rápido.

As primeiras estações de carregamento de energia fotovoltaica localizam-se na ilha francesa de Córsega: a pioneira situa-se na cidade de Bastia. O segundo posto deverá ser construído em Ajaccio, onde está sediada a Driveco. O projecto conta com o apoio da União Europeia.

Fonte: Automonitor

Igor José Garcia Pires: Com uma licenciatura em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Igor Pires tem colaborado como freelancer em várias publicações, como a revista de bordo da TAP Portugal «Up Magazine», o jornal regional «O Correio da Linha» ou a revista «Feel It». Graças à Made2Web, descobriu, recentemente, uma nova paixão na área da comunicação: o copywriting. Foi amor à primeira vista e parece que ainda vai durar algum tempo… Quando não está obsessivamente em frente ao computador a escrever mais um texto, gosta de ocupar os seus tempos livres com filmes, livros, músicas e passeios à beira-mar.