Em comparação a 2013, o ano de 2014 trouxe ainda mais sucesso para os hóteis em Portugal. Tendo as suas receitas subido mais de 12% durante o mencionado período, contabilizam-se no total cerca de 2 mil milhões de euros. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de hóspedes atingiu a meta dos 15,1 milhões nos hotéis nacionais em 2014, divididos em 44 milhões de noites (uma subida além dos 10% em relação a 2013).
Analisadas as estatísticas, uma conclusão há a retirar: o sector hoteleiro em Portugal contribui cada vez mais para o equilíbrio das contas nacionais, contrariando o período de crise actual.
Enquanto cidadã portuguesa, não poderia estar mais feliz, pois o turismo representa uma excelente oportunidade para nos erguermos das cinzas e voltarmos à competição relativamente ao resto da Europa.
Aliando à afluência de clientes nacionais e internacionais à promoção do turismo português para os portugueses, a tendência será o crescimento e desenvolvimento de hotéis em Portugal.
Também eu sou turista, também eu gosto de passear, e sei que, tal como eu, há muitos portugueses a investirem no nosso país durante os seus tempos livres. O resultado está à vista!
De facto, Portugal é um país que apresenta diversas vantagens para os turistas, seja qual for a sua origem. Além de, em comparação a muitos outros países europeus, o nível de vida ser relativamente acessível, os hotéis em Portugal primam pelo rigor e boa localização, existe uma extensa linha de costa a Oeste e a Sul, paisagens diversas e que variam consoante a estação do ano (praia, campo, montanha, neve) e um sentimento colectivo de bom acolhimento aos estrangeiros – todo um conjugar de condições que têm ajudado a nossa economia!
Porquê passar férias nos hotéis em Portugal?
Ainda no estudo acerca da evolução dos hotéis em Portugal entre 2013 e 2014, também se revelam alguns números acerca da afluência turísticas de cada região. Talvez a minha preferida, o Alentejo, registou a maior subida: mais de 17%! Ao Alentejo, seguiu-se Lisboa (cerca de 15% de crescimento) e o Algarve (mais de 11%).
Agrada-me saber que cada uma das regiões do território português têm as suas peculiaridades, capazes de agradar a diferentes tipos de clientes. Como já mencionei, a variedade de paisagens é um factor determinante para que seja possível atrair turistas durante todos os meses do ano. Mas, seja como for, todos nós sabemos que é no Verão que os hotéis em Portugal se enchem! As condições meteorológicas excepcionais são na nossa costa, conjugando manhãs e noites frescas e tardes quentes e limpas. Por isso é que, no Inverno, se verifica sempre uma grande queda de clientes no turismo.
DEIXE UM COMENTÁRIO