GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (SST)
A gestão da SST, e da prevenção, materializa-se no conjunto de acções adoptadas, ou a executar, na actividade da empresa, de qualquer empresa em geral e das que estão sujeitas a riscos graves em particular, de forma a prevenir os riscos laborais e as suas consequências.
gestão da SST e da prevenção: duas perspectivas para o sucesso
- Perspectiva integral da gestão da SST (eliminação de todos os riscos – através da promoção de actividades que contribuam para a melhoria da qualidade no trabalho, a qualidade do processo produtivo e a qualidade dos produtos);
- Perspectiva integrada da gestão da SST, que articula a prevenção com as demais políticas da organização. Nesta perspectiva, a prevenção é um subsistema dentro da estrutura da empresa que interage com os restantes subsistemas.
Gestão da SST: que objectivos?
Um dos principais objectivos da gestão da SST, e da prevenção, refere-se à intervenção sistematizada no processo que culmina no acidente ou doença profissional através da análise das causas que estiveram na sua origem – o que implica a identificação dos factores de risco, avaliação e controlo dos mesmos e acompanhamento de acções.
O planeamento da prevenção é determinante para a definição de prioridades, e correspondente afectação de recursos, de necessidades de formação, de metodologias para avaliação de riscos, de medidas com impacto comportamental e definição de medidas para redução e/ou eliminação dos riscos.
A gestão da SST e da prevenção: áreas de actuação
1ª – Política e Planeamento (são determinados os objectivos da prevenção, quantificadas as metas a atingir, enumeradas prioridades e programas específicos para o cumprimento dos objectivos e desenvolvidas actividades de avaliação e revisão da eficácia do sistema);
2ª – Organização e Comunicação (estabelecimento inequívoco dos eixos centrais da responsabilidade e comunicação ascendente e descendente);
3ª – Avaliação de riscos e integração da prevenção (identificação dos factores de risco, respectiva avaliação e controlo de execução das medidas);
4ª – Avaliação e revisão do desempenho do sistema (aferir se o plano de prevenção está a ser posto em prática e se é o mais adequado para a organização, o que inclui a auditoria global).
De que depende o sucesso da gestão da SST?
O sucesso da gestão da SST, e da prevenção, depende,
- do grau de articulação com as políticas, estratégias e modelos adoptados pelas empresas ao nível dos procedimentos de escolha de equipamentos, selecção de matérias-primas e aquisição de materiais;
- do modelo de organização do trabalho (métodos e processos);
- da política de recrutamento e selecção;
- da gestão das pessoas;
- da política de formação;
- dos conceitos de comunicação e informação e modelo de participação e consulta.
Confira se a sua empresa está organizada em matéria de SST
O estádio de organização de uma empresa em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, gestão da SST, pode variar substancialmente desde a ausência total da formalização do sistema de SST até um sistema formalizado, em que são traçados e seguidos periodicamente objectivos e planos de actuação, com enfoque na melhoria contínua, em que são empregues técnicas e instrumentos de diagnóstico e implementação, e, acima de tudo, está desenvolvida uma cultura de cumprimento e pró-actividade face às regras e procedimentos internos de SST.
Um referencial moderno como a NP 4397:2001 não pode deixar de surgir alicerçado numa perspectiva de melhoria contínua, traduzida na abordagem dinâmica e cíclica que constitui o Ciclo de Deming (“Planear, implementar, controlar, validar”).
A filosofia do ciclo de melhoria contínua é utilizar o processo de aprendizagem de um ciclo para aprimorar e ajustar expectativas para o ciclo seguinte. Este processo repete-se de forma permanente. Alguns autores começam, já, a denominar este processo de melhoria sempre contínua por melhoria continuada.
Imagem: Google Images
DEIXE UM COMENTÁRIO