X

Os vários tipos de plástico: cada polímero, seu uso

Desengane-se se acha que os plásticos são todos iguais. Para cada utilização, existe uma variável diferente. É desta diversidade toda, que surgem as inúmeras aplicações do plástico, desde a simples garrafa de água aos revestimentos impermeáveis. Contudo é crucial saber distingui-los e conhecer quais as características de cada um, para assegurar o seu uso adequado.

A tabela abaixo mostra-nos os 7 tipos de plástico existentes e os símbolos que os identificam:

Cada plástico, suas características

1-PET – É um plástico corrente, transparente, inquebrável e leve. Facilmente reciclável, é usado nas tradicionais garrafas de água mas também nas fitas de vídeo e áudio e nas fibras têxteis.

2- PEAD – Com diversas semelhanças como o primeiro caso, este plástico tem a particularidade de ser resistente à grande à variação de temperaturas e à maioria dos químicos, sendo por isso muito utilizado no engarrafamento de detergentes, por exemplo.

3- PVC – É um plástico rígido e muito resistente. Os seus usos são muito variados. Um deles é, no mundo da Arquitectura, em toldos e coberturas mas é igualmente a matéria-prima de muitos brinquedos e material hospitalar.

4- PEBD – Ao contrário dos anteriores, tem a particularidade de ser altamente flexível e transparente. Deste modo, é comummente utilizado em sacos de plástico, sacos do lixo, fraldas descartáveis, entre muitas outras coisas.

5- PP – O que o distingue é o facto de conservar os aromas e de ser extremamente brilhante. Assim, é reservado, na maioria das vezes, para o fabrico de latas de bebidas e, num extremo totalmente oposto, de peças automóveis.

6- PS– É um tipo de plástico chamado poliestireno, muito usado em caixas de gelado e em lâminas de barbear, por exemplo.

7- OUTROS– Por último, temos um grupo que agrega todos os outros sub-tipos de polímeros. São plásticos com características especiais e com usos à altura, como é o caso do EVA, permitindo designs diferenciados e resistência à abrasão. Alguns dos produtos feitos a partir destes são os CD”s, os electrodomésticos e os chinelos de dedo.

Normas de utilização

Por regra, na União Europeia,existem leis que decretam a obrigatoriedade de identificar o tipo de plástico com que é feita cada embalagem ou objecto. Assim, somos e estamos sempre informados, podendo fazer uma escolha em consciência. Temos ainda a noção se existe a possibilidade ou não de reciclar ou reutilizar em segurança cada polímero. Use a informação em seu favor, não se coloque em perigo.

É fundamental conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber as suas utilizações bem como as situações em que são de evitar, salvaguardando assim a nossa saúde e das que nos rodeiam. Apesar de um material muito útil e eficaz nos dias que correm, deve ser utilizado com sensatez e com conhecimento, de modo a ser aplicado da melhor maneira.

Use plástico, (mas) seja inteligente!

Fonte da Imagem