Se há assunto que gosto de ver abordado em blogues são sugestões de viagens, em particular de viagens exóticas. Pelo menos, esses destinos de sonho enchem-nos a alma e a imaginação, fazendo-nos almejar mais alto e e roer-nos de inveja (da boa) de quem tem possibilidade de embarcar nessas aventuras turísticas.
Nesse aspecto, a Internet é um poço de informação que nunca mais acaba, acessível a qualquer pessoa, a qualquer hora. É também um espaço de partilha que devemos valorizar, por nos permitir estarmos mais perto do outro lado do mundo e o outro lado do mundo mais perto de nós.
Estou igualmente a pensar em criar o meu próprio blogue acerca de viagens, inspirada por outros como o Paixões de Isabel, o Fugas ou Viagens de Margarida. Também adoro a escrita de José Luís Peixoto e Tiago Salazar. Testemunhos acerca de viagens para nos inspirarmos não nos faltam!
É verdade que certos destinos de sonho no que toca a turismo não são realmente os melhores sítios para se viver em permanência, mas não devemos tirar-lhes crédito por isso Afinal, esses destinos…
– podem mesmo ser destinos em Portugal!
– são culturalmente riquíssimos e diferentes daquilo a que estamos habituados, permitindo-nos alargar o nosso conhecimento acerca do mundo, mesmo que, no fim do dia, regressos à estância turística ou hotel onde estamos albergados.
– podem, eventualmente, ter locais de lazer inesquecíveis, como longas praias de areia branca e fina, com a água límpida e chamar-nos para um banho, onde a nossa pele ganha uma cor super saudável, campos e jardins decorativos minuciosamente cuidados, onde podemos conhecer algumas plantas totalmente novas e com ar exótico, colorido… tudo aquilo que imaginamos acerca de destinos de sonho!
– têm monumentos conservados de centenas ou milhares de anos. Pessoalmente, a minha visita preferida terá sido ao Alhambra, em Granada, cujos edifícios mais antigos datam do século XIII, e apesar de não estar mesmo num sítio exótico constitui uma atracção exótica por si mesmo. Graças a esses monumentos, enriquecemos as nossas noções históricas, culturais, por vezes arquitectónicas, além das noções ocidentais que já possuímos.
Como preparar uma viagem a um destino de sonho?
Como em tudo, é necessária uma certa preparação, tanto material como cultural, e tudo depende de qual o destino em causa. Principalmente se saímos do mundo ocidental (Europa Ocidental, Estados Unidos, países anglófonos ou da Commonwealth) é aconselhado que nos informemos acerca das práticas culturais quotidianas que são praticadas nesses países, de modo a não incorrer em erros de comunicação que podem, eventualmente, causar ofensa ou desentendimento. O tipo de roupa é também uma preocupação a ter.
Em termos materiais, quando se viaja para destinos de sonho, há que ter em conta se é um destino quente, frio, se é preciso levar medicamentos para ocasionais emergências, repelentes para insectos, protectores solares…
DEIXE UM COMENTÁRIO