A minha perspectiva empresarial acerca dos eventos alterou drasticamente a partir do momento em que entrei em contacto com algumas empresas de organização de eventos.
Desde o início da minha actividade profissional numa empresa que nunca me vi como aquele tipo de pessoas que se entusiasma com a aproximação de qualquer celebração, pelo divertimento que envolve escolherem-se todos os pormenores de festas, reuniões, encontros, conferências… Porquê? Simplesmente porque nunca fui boa a fazê-lo. Por isso, escondia-me sempre atrás dos meus colegas (maioritariamente mulheres, não tão curiosamente), que tanta questão faziam em pegar nessas tarefas e transformá-las em qualquer coisa de especial.
Quanto a mim, foi preciso “entrar a doer”, como se costuma dizer. Numa situação em que só eu é que estaria disponível para planear um cocktail entre parceiros (imensos!), tive mesmo de pôr mãos à obra sozinha. Na verdade, comecei logo por fazer batota. Em caso de dúvida, um pouco desorientada e cheia de receio de ser mal sucedida desnecessariamente, contactei duas empresas de organização de eventos, em busca de dicas. Como é óbvio, os serviços de consultadoria de eventos são pagos, mas era o meu emprego e o meu orgulho que estavam colocados à praia.
Uma dessas empresas de organização de eventos trabalhava mais na área das festas familiares (ups), mas por acaso a segunda tinha profissionais especialistas em eventos para todos os gostos, nomeadamente em eventos empresariais.
O que dizer? Adorei! É certo que só precisava de esclarecer algumas dúvidas, mas a consultora que me atendeu não deixou dúvidas acerca do quão divertido pode ser, afinal, organizar um cocktail mínimo… e minimalista, que agradou a toda a gente.
Quais as funções desempenhadas pelas empresas de organização de eventos?
As empresas de organização de eventos operam em diversos ramos e oferecem soluções para vários casos.
Por norma, os seus serviços giram em redor de:
1. Consultoria de eventos – por vezes, até conseguimos organizar os eventos sem ajuda exterior. O problema é quando temos alguma dúvida, quando precisamos de uma opinião profissional ou que nos vá orientando.
2. Empréstimo de equipamento – nem sempre é viável adquirirmos certos equipamentos mais caros apenas para uma ocasião. Por exemplo, para um só casamento, jamais se justificaria adquirir um palco, equipamento áudio como colunas, microfones, mesas de mistura, ou mobiliário tipo mesas ou cadeiras.
3. Partilha de contactos de outros profissionais – e quem é que nunca teve de contratar um fotógrafo de qualidade, sem conhecer ninguém e sem referências? Quem é que não se vê aflito quando não percebe nada de música e precisa de um DJ à última da hora? E um pasteleiro? E um barman? As empresas de organização de eventos dão uma mãozinha!
4. Tudo – sim, de tudo! Estas empresas tratam de tudo, desde burocracias de contratos até a cor dos bolos, passando pela banda sonora do dia e os convites. Adoro que tenha surgido este mercado que tem como função os nossos eventos tão mais fascinantes e bem organizados do que antigamente.
DEIXE UM COMENTÁRIO