Os calos são camadas espessas de pele que, normalmente, se desenvolvem quando a sua pele se tenta proteger de ações como a fricção. Embora possam também surgir em qualquer parte do corpo, como nas mãos e dedos, trata-se de uma condição que é mais comum nos pés.
Em termos de sintomas, além dos apresentados acima, esta condição pode manifestar-se também com alguma dor, principalmente nos casos em que o problema já tem muito tempo, e a pele afetada pode ficar endurecida e seca.
Normalmente, só é necessário tratamento quando o problema se torna desconfortável, quer por razões físicas, quer por razões estéticas. Em muitos casos, a simples identificação das causas pode ser suficiente para eliminar o problema, todavia, noutros casos, pode ser preciso optar por formas de tratamento concretas.
Causas dos calos
Os calos são resultantes de ações que fomentam a fricção ou pressão na pele, muitas vezes associadas a ações repetitivas. Nessa ótica, as causas podem estar associadas a:
- Atividades desportivas;
- Caminhar sem calçado;
- Realização de caminhadas sem meias nos pés;
- Utilização de calçado inadequado;
- Utilização de ferramentas ou instrumentos musicais.
Algumas pessoas são também mais propensas a sofrer deste problema do que outras. Isto acontece, por exemplo, com as pessoas que têm joanetes.
A boa notícia é que já existem tratamentos eficazes que permitem ajudar a eliminar o problema!
Tratamento para os calos
Se um calo ficar inflamado ou estiver com a área dorida é recomendável consultar um especialista em Podologia, especialmente se o paciente sofrer de condições como a diabetes ou má circulação sanguínea, caso em que os tratamentos caseiros são de todo desaconselháveis. Um profissional de saúde poderá avaliar a condição do paciente, efetuar um diagnóstico apropriado e identificar quais as melhores opções de tratamento.
Em termos de tratamentos existentes para os calos, as opções mais comerciais implicam a aplicação de tinturas e adesivos, contudo, estes incidem mais nos sintomas do que propriamente nas causas dos mesmos. Por isso, os tratamentos convencionais, além de incluírem a eliminação do que pode eventualmente ter despoletado o problema, podem passar pela remoção do excesso de pele, pela aplicação de medicamentos específicos como o ácido salicílico ou de outros para prevenir o risco de infeção, ou pela prescrição de palmilhas almofadadas.
Contudo, existe a especialidade médica indicada para tratar esta patologia, quando esta ocorre nos pés, nomeadamente a podologia. Assim, na eventualidade do calo a debelar estar localizado no pé, o paciente deverá consultar um terapeuta formado em podologia, que o poderá ajudar a tratar qualquer desordem verificada.
Em situações normais, quando os calos resultam da prática de uma atividade física ou a sua causa tiver sido identificada e parada, eles tendem a desaparecer por si. Mas, sempre que necessário, deve procurar-se assistência médica, até para prevenir o seu potencial reaparecimento, que tende a ser mais grave.
Posto isto, caso detete sintomas deste problema nos seus pés, marque uma consulta de podologia e aconselhe-se com uma equipa médica especializada!
DEIXE UM COMENTÁRIO