X

Arcos de Valdevez – jóia minhota no coração do Gerês

Destino ou ponto de passagem incontornável para quem quer passar férias de qualidade no norte de Portugal, Arcos de Valdevez é uma pequena jóia minhota, que poderá encontrar no centro do Parque Nacional Peneda-Gerês. 

O verde luxuriante desta região dá abrigo a uma vila com mais de nove séculos de história, senhora de uma riqueza arquitetónica, etnográfica e natural de características únicas, que, afagada pelo belíssimo rio Vez, a tornam uma referência incontornável para quem faz turismo em Portugal.

Para além dos inúmeros pontos de interesse da vila, o seu posicionamento permite a quem fica hospedado nos hotéis em Arcos de Valdevez, partir à descoberta de um sem fim de experiências inolvidáveis, onde os sentidos são espicaçados a cada esquina.

Património natural e edificado em Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez é sinónimo de património rico e diversificado, tanto do ponto de vista natural, como edificado. Estando enquadrado no único Parque Nacional de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês, a vila está rodeada de um infindável rol de fauna e flora autóctone, ideal para conhecer em descontraídos passeios pedestres, passeios de canoa ou com recurso a veículos todo o terreno, numa experiência de contacto com a Natureza, que o levará a cenários de cortar a respiração.

A beleza desta região desde sempre cativou à permanência, sendo por isso muito importante o património edificado que foi sendo construído ao longo dos tempos. Destacam-se nesta área, o seu centro histórico, onde pontificam a Igreja do Espírito Santo, a Matriz ou a Lapa, bem secundados por inúmeros edifícios de interesse arquitetónico, nomeadamente os solares típicos da região.

Visitas obrigatórias no concelho são o Santuário da Nossa Senhora da Peneda o a aldeia do Soajo, que estão a escassos quilómetros dos vários hotéis em Arcos de Valdevez, que lhe servirão de porto de abrigo de extrema qualidade.

Tradição e cultura em Arcos de Valdevez

Quem já passou férias no norte de Portugal, já sabe que o Minho é rico em tradições etnográficas, salientando-se os belíssimos trajes regionais, as festas e romarias associadas aos ciclos rurais, a alegria esfuziante do folclore e o artesanato, que preserva o que de mais puro há no património cultural destas gentes.

Qual a melhor gastronomia de Arcos de Valdevez?

Terra de gente robusta, a gastronomia é um dos pontos fortes dos Arcos de Valdevez, que respeita e preserva um menu à base de cozinha tradicional, onde se destacam o delicioso «Cozido à Minhota», o apetitoso «Cabritinho Mamão da Serra», as «Papas de Sarrabulho», que poderão ser acompanhadas de «Rojões à moda do Minho» ou a valiosa «Lampreia» que do rio transborda sabor para o nosso prato.

Se ainda não visitou o Minho, e principalmente os Arcos de Valdevez, apresse-se a descobrir esta pérola, que vai entrar diretamente para o seu mais precioso baú de recordações.

Esteja atento às ofertas do Maisturismo, que será seguramente o melhor companheiro que poderá ter para organizar a sua visita.