X

A imagem também conta na gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais: a união de conteúdos relevantes com uma imagem marcante

Para que uma gestão de redes sociais se aproxime da perfeição, é fundamental que se associe o melhor de dois mundos: por um lado, uma página de Facebook, por exemplo, deve contar com conteúdos de qualidade. Só obedecendo a esta regra básica é que é possível reunir um número fiel de seguidores que estará sempre a aguardar por novos posts directamente (ou não) relacionados com a empresa.

Além de ser importante recorrer a conteúdos actualizados, cada partilha tem de cativar uma boa fatia dos internautas, utilizando uma linguagem extremamente natural e que, acima de tudo, seja adequada a um determinado público-alvo. De resto, é sempre desaconselhável abordar temas sensíveis (como política ou futebol) que podem suscitar reacções um pouco mais «inflamadas».

Contudo, para encantar de imediato cada um dos internautas, torna-se primordial que a presença de uma firma nos social media se distinga por uma imagem única, forte e marcante, sobretudo em meios onde o impacto visual ganha um bom destaque, como o Instagram ou o Pinterest. 

É por esse motivo que uma gestão de redes sociais exemplar deve seguir as dicas divulgadas pela especialista em marketing digital Melanie Perkins, que, em poucas linhas, resume alguns passos essenciais para que nenhum utilizador consiga resistir ao impacto visual de uma empresa nos social media, nomeadamente no Facebook. A lembrar que, nesta plataforma digital, os posts com imagens representam 93% das partilhas mais cativantes aos olhos dos internautas.

A importância das cores e do tipo de letra

Antes de mais, Melanie Perkins frisa que uma marca tem de optar sempre pela mesma paleta de cores. Aliás, basta analisar a imagem de qualquer empresa para confirmar que, na verdade, as firmas utilizam repetidamente as mesmas cores – com uma ou outra variação -, seja no logo, nos textos, nas fotografias… Trata-se de uma excelente estratégia, visto que permite uma imediata identificação da marca nas redes sociais. 

Na selecção das cores, é igualmente relevante entender as sensações que estão relacionadas com cada tom. Por curiosidade, fique a saber que o azul predomina nos serviços de tecnologia e desperta confiança nos internautas. Já o laranja encontra-se mais associado a energia. A destacar que as cores também devem reflectir as características de uma firma. Logo, aquelas empresas dirigidas a um público mais jovem costumam escolher tons mais claros, por exemplo.

A acrescentar que uma gestão de redes sociais de qualidade só pode escolher tipos de letra que também obedeçam à identidade de uma certa marca. Finalmente, a escolha de fotografias que ilustram cada um dos posts tem de se reger por uma qualidade técnica exemplar, devendo ainda despertar emocionalmente os potenciais consumidores. 

Fonte: «How to Develop a Strong Visual Brand on Social Media», de Melanie Perkins, do site HubSpot

Se quer assegurar uma gestão de redes sociais de excelência, o melhor é contactar a agência de marketing digital Made2Web

Andre Juliao: Licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, André Julião é responsável pela área de Copywriting da Made2Web e colaborador do Semanário SOL. Com um vasto curriculum na área do jornalismo e da comunicação, que inclui, entre outros, os jornais «Expresso» e «Público», a Expo’98 e a AICEP, André Julião é também formador e tradutor de vários idiomas. Nos tempos livres, é ainda praticante de futsal e tae kwon do.